quarta-feira, 14 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Jo 3,13-17)

ANO "C" - DIA: 14.09.2022
24ªSEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
EXALTAÇÃO A SANTA CRUZ

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.

16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A cruz é a expressão do amor de Deus por você"

“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna” (João 3,14-15).

Hoje estamos em festa, é a Exaltação da Santa Cruz. Essa festa é por conta da construção de duas basílicas que estão no Gólgota e no Santo Sepulcro. A construção, a dedicação das basílicas se deu no dia 13 de setembro do ano 335, e, no dia seguinte, foi divulgado e abriu para que o povo de Deus pudesse participar da dedicação daquela basílica, para que pudessem rezar naquela basílica.

É interessante que, bem depois, no ano 630, o imperador Heráclio obteve uma vitória sobre os Persas e conseguiu levar as relíquias da Santa Cruz para Jerusalém, para essas basílicas que foram ali edificadas. O imperador atribuiu a vitória, em relação aos Persas, também por essas relíquias da Santa Cruz.

E, meus irmãos, de fato, a vitória que nós obtemos veio através da cruz, a nossa alegria veio através de um grande sofrimento, de uma grande tristeza: a morte de Nosso Senhor. Da morte do Senhor nos veio a vida.
A cruz era expressão de condenação e crueldade, mas, em Jesus, se tornou bênção

Hoje nós comemoramos a Exaltação da Santa Cruz porque o Pai nos amou na cruz, o Pai nos amou entregando o Seu filho Jesus na cruz. A cruz era um sinal de maldição, era expressão de condenação, de crueldade, mas, em Jesus, a cruz se tornou bênção e libertação. Por isso, ao olharmos para a cruz, olhemos para nossa libertação, lembremos da nossa libertação. Ao olharmos para a cruz, festejemos não a morte de Jesus, e sim a vitória de Cristo pela obediência e pelo principal extermínio que ocorreu com a cruz: o pecado.

Meus irmãos, alegremo-nos hoje. Bendita seja a cruz! A cruz é a expressão do amor de Deus por nós, na cruz nós temos a vida e não a morte; na cruz nós temos a alegria e não mais a tristeza; na cruz nós não vemos mais o castigo, mas nós vemos a paz que Nosso Senhor nos deu e nos dá.

Festejemos a Santa Cruz por tantas vitórias que já foram alcançadas; e a principal vitória, a vitória sobre o pecado, a vitória sobre o mal veio através da cruz. Por isso, que o sinal da cruz que realizarmos seja feito com fé, seja feito com essa lembrança e com essa esperança de um dia estarmos com o Senhor para sempre. Faça o sinal da cruz com grande devoção e acolha já a bênção e a libertação para a sua vida.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: