quinta-feira, 1 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 5,1-11)

ANO "C" - DIA: 01.09.2022
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.

8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
Dedique tempo em obedecer a Palavra do Senhor

“Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes'” (Lucas 5,4-5).

Iniciamos o mês de setembro, que também, aqui no Brasil, é um mês dedicado à Palavra de Deus. E, aqui, encontramos este episódio com tantos detalhes que o Evangelho nos apresenta, que daria um retiro para realizarmos, mas vamos pegar aqui alguns pontos.

Pedro, pescador, já havia tentado, na melhor hora do dia, ou seja, a madrugada, o tempo para pescar, a hora para pescaria, e não havia pescado nada. Jesus, que estava em missão e veio para estar ali com os Seus discípulos, entrou na barca, a de Pedro, afastou um pouquinho, ainda ensinou, e, depois, pediu para Pedro: “Avança para as águas mais profundas e lance as redes”.

E ainda bem, minha gente, que Pedro ouviu a Palavra do Senhor e fez o que Jesus havia dito. Agora, é claro, é interessante isso, o pescador era Pedro, e não Jesus. Jesus era carpinteiro — o carpinteiro ensinando o pescador —, mas para dizer o seguinte: não basta o conhecimento, não basta a experiência se não se tem fé. Pedro acreditou, e por isso o milagre aconteceu.
Vamos tentar novamente viver a Palavra, vamos tentar novamente ganhar pessoas para Cristo

Meus irmãos, precisamos também nos submeter ao Senhor, nos rebaixar até Ele, viver a humildade. É claro que você tem conhecimento, você tem experiência em alguma coisa, mas quando Nosso Senhor nos pede algo, é bom que nós o façamos, porque, normalmente, com Ele dá certo. Pedro se submeteu: “Em atenção à tua palavra, eu vou lançar as redes”.

Neste mês da Palavra, dediquemos ainda mais tempo à Palavra, dediquemos ainda mais tempo em obedecer a Palavra do Senhor. O milagre aconteceu porque Pedro ouviu e fez a vontade do Senhor.

Meu irmãos, que muitos milagres possam acontecer também na nossa vida. Que o nosso coração, que os nossos ouvidos estejam atentos à Palavra do Senhor, e obedeçamos a Ele. Por mais que Pedro já tivesse tentado, o Senhor disse: “Lance a rede”.

Lancemos novamente a rede, vamos tentar novamente viver a Palavra, vamos tentar novamente ganhar pessoas para Cristo. Não desistamos! “Em atenção à tua palavra, eu vou lançar as redes”. Vamos lançar as redes, vamos nos abandonar na vontade do Senhor, o milagre, Ele se encarrega de fazer. Quanto a nós, sejamos obedientes e humildes ao Senhor.

A bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: