sexta-feira, 23 de setembro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 9,18-22)

ANO "C" - DIA: 23.09.2022
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Queira crescer, cada vez mais, na intimidade com Jesus"

“Mas Jesus perguntou: ‘E vós, quem dizeis que eu sou?’ Pedro respondeu: ‘O Cristo de Deus’. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém” (Lucas 9,20-21).

Meu irmão e minha irmã, neste dia em que comemoramos São Pio de Pietrelcina, acompanhamos este Evangelho onde Jesus pergunta aos Seus discípulos, no dizer do povo, quem Ele era. “Quem era Jesus?”… E eles colheram ali as respostas: Elias, João Batista, um dos profetas.

Então, Jesus, depois, perguntou para eles: “Mas, e para vocês, quem Eu sou?”. E Pedro, em nome dos Doze, respondeu: “Tu és o Cristo de Deus”; e Jesus proibiu que eles dissessem isso abertamente.

É a questão do segredo messiânico; Jesus não queria que eles dissessem e propagassem logo isso, mas era uma crescente, pois tanto os discípulos quanto o povo de Deus, aos poucos, iriam perceber quem Ele era. É claro que, aqui, na pesquisa de Jesus, a multidão ainda O considerava apenas como um grande homem, até um profeta, mas não como o ungido de Deus.

Cristo significa o ungido de Deus; o Messias, significa o ungido de Deus, mas quem conseguiu dar uma resposta mais acertada? Os discípulos, Pedro; por quê? Porque eles conviviam mais com Nosso Senhor. Quando nós estamos mais na intimidade com Deus, conseguimos perceber quem, de fato, Ele é, conseguimos perceber qual é a vontade d’Ele.

Então, Nosso Senhor nos chama para não mais ser multidão, mas o Senhor nos chama ao discipulado. Que você seja discípulo de Nosso Senhor, discípula de Nosso Senhor!

Nosso Senhor não deseja seguidores por seguidores, fã clube. Não! Nosso Senhor quer sim seguidores, apóstolos, pessoas comprometidas com o Seu Reino. O Senhor não quer admiradores, quer discípulos missionários.
Respondamos com a vida que Jesus é o Nosso Senhor, buscando sempre uma intimidade com Ele

Meus irmãos, vamos também caminhar, cada vez mais, juntos com Nosso Senhor. Queira crescer, cada vez mais, na intimidade com Ele.

O Santo que nós comemoramos hoje, São Pio de Pietrelcina, nasceu no ano 1887, na Itália. Um Santo Capuchinho, da ordem dos frades Capuchinhos. Foi um homem que viveu uma profunda intimidade com Deus; por isso, foi capaz de realizar tantos feitos. Construiu até um hospital para cuidar dos doentes, para cuidar dos mais necessitados. E é claro, todo combate que ele viveu, mas conseguiu combater o bom combate porque cultivou a fé, porque cresceu na espiritualidade e na intimidade com Nosso Senhor.

Vamos pedir essa graça, por intercessão de São Pio de Pietrelcina, que nós cresçamos também na comunhão com Nosso Senhor Jesus Cristo, para enfrentar as batalhas e para dar uma resposta acertada: “Tu és o Cristo de Deus, Tu és o ungido de Deus, o Messias, Tu és o meu Senhor”.

Que o Senhor seja também o seu Senhor. E respondamos com as palavras, respondamos com a vida que Jesus é o Nosso Senhor, buscando sempre uma intimidade com Ele. Não sejamos admiradores, sejamos seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: