quinta-feira, 6 de outubro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,5-13)

ANO "C" - DIA: 06.10.2022
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a Palavra de Jesus! (At 16,14b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’,7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Cultive a graça da perseverança em seu coração"

“Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá.” (Lucas 11,9-10)

Meu irmão e minha irmã, como é importante a vida de oração, como é importante nós entrarmos em comunhão com Deus! Mas essa comunhão não se dá de maneira automática, é preciso tempo, é preciso insistir, é preciso buscar sempre estar em contato com o Senhor.

O Senhor contou essa pequena parábola para falar a respeito dessa insistência de alguém que vai até um amigo e pede a ele um pão num horário inoportuno, num horário em que ele importunava, porque havia chegado uma visita em sua casa.

E Jesus diz que este amigo até dá o pão para esse outro amigo, não pela amizade, mas por causa da importunação, por causa do incômodo. E assim o Pai do Céu fará com aqueles que O buscarem.

Meus irmãos, se, no mundo, nós conseguimos conquistar as coisas também pela insistência, pela importunação, com Deus também deve ser assim. É claro que nós não conseguiremos importuná-Lo, Ele não vai se zangar conosco, mas Ele deseja que nós batamos à Sua porta, que nós peçamos a Ele, que nós insistamos com Ele. Não é por causa d’Ele, mas é por causa de nós.
É necessário haver insistência, persistência e perseverança na vida de oração

Quando nós pedimos, procuramos, batemos, a promessa do Senhor é: “Recebereis”, “Encontrarás”, “A porta se abrirá”. Mas é porque é necessário haver insistência, persistência e perseverança na vida de oração.

O benefício de nós pedirmos, procurarmos, batermos, não é de Deus, é nosso. O maior beneficiado sou eu, é você, se você insistir. Por quê? Isso vai me levar, isso vai levar você a caminhar com Ele, a estar com Ele.

O Senhor não deseja que nós peçamos apenas uma vez, que nós batamos apenas uma vez, mas que nós insistamos. Se nós queremos muito, devemos buscar muito, é isso que o Senhor nos ensina.

Então, busquemos muito o Senhor, queiramos muito o Senhor. Ele deseja nos dar os Seus favores, os Seus dons, as Suas graças. Mas é preciso caminhar, é preciso bater, pedir, insistir para que Ele possa nos dar os Seus favores.

Sim, e que Ele nos conceda os Seus favores, as Suas graças. Não somente as graças — é claro — materiais, graças de conforto, disso e daquilo, mas a graça da perseverança e da santidade. Vamos perseverar pedindo essa graça, e que esse benefício que nós recebemos possa ser um benefício também para os nossos.

Peça, insista, busque, viva a Palavra. O Senhor nos dá, há de nos dar os Seus favores se nós formos persistentes, se nós formos perseverantes.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: