segunda-feira, 24 de outubro de 2022

EVANGELHO DO DIA (Lc 13,10-17)

ANO "C" - DIA: 24.10.2022
30ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,17ba)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.

14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.

15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?”17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Deixe o Senhor endireitar o seu coração"

“Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: ‘Mulher, estás livre da tua doença’. Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus” (Lucas 13,12-13).

Meus irmãos, o Evangelho de hoje apresenta uma mulher que era excluída. Primeiro, por ser mulher já não era bem vista e, depois, ela era uma mulher encurvada, ela sofria com um espírito maligno que a deixava encurvada. Então, era uma mulher — com certeza solteira, não podia ter alguém porque era vista como alguém amaldiçoada —, que há dezoito anos sofria.

Quando nós temos um torcicolo, quando temos alguma realidade com a qual sofremos por alguns dias, semanas ou até um mês, já achamos ruim, não é!? Imagine sofrer por dezoito anos por estar ali, encurvada, incapaz de se endireitar, disse a Palavra, disse o Evangelho.

Meus irmãos, Nosso Senhor libertou aquela mulher, Ele teve compaixão daquela mulher e a libertou daquele espírito. Jesus disse a ela: “Mulher, está livre da tua doença”. O Senhor impôs as mãos sobre a mulher e ela se endireitou. Jesus libertou aquela mulher com a Sua Palavra, Ele endireitou aquela mulher com os Seus gestos.

Hoje, precisamos também libertar tanta gente com as nossas palavras, dizer boas palavras, anunciar boas palavras para que as pessoas se endireitem.
Quero pedir a Nosso Senhor que Ele também endireite você, que Ele te levante das mazelas e das tristezas com as quais você vive

Quantas pessoas trazem traumas de pais, de avós, de pessoas adultas, porque, quando eram crianças, palavras más foram proferidas e aquilo marcou a pessoa, e ela ficou cabisbaixa, encurvada, porque assumiu aquela palavra de maldição.

Aquela mulher era encurvada, mas alguém pronunciou uma palavra de bênção para ela — Nosso Senhor Jesus Cristo: “Mulher estás livre desta doença”, e ela se endireitou. Jesus pronunciou e se envolveu; Ele impôs as mãos.

Tocar, impor as mãos, significa também “relacionamento”, “afeto”. Meus irmãos, o afeto e a companhia também curam. Nosso Senhor curou aquela mulher com as palavras e com os gestos, e ela se endireitou.

Quero pedir a Nosso Senhor que Ele também endireite você, que Ele te levante das mazelas e das tristezas com as quais você vive. Pare de olhar para baixo, pare de olhar só para as coisas ruins e negativas, levante a cabeça. Você é um filho de Deus, você é uma filha de Deus!

Essa palavra já é bênção para você. Você não é filho do “encardido”, você é um filho de Deus, uma filha de Deus. Aquela mulher se endireitou, ela ficou livre. É claro que os opositores ali acharam ruim porque era dia de sábado. A mulher era encurvada no seu físico, mas os opositores, aqueles fariseus, mestres da Lei eram encurvados na alma; não foram capazes de ter misericórdia.

Que o meu coração, que o seu coração também seja endireitado para que aja com misericórdia. Que o Senhor nos cure dos nossos encurvamentos, dos nossos fechamentos. Que o Senhor endireite a mim e a você, para que tenhamos mais compaixão com o nosso próximo.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Márcio Prado
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: