terça-feira, 31 de janeiro de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mc 5,21-43)

ANO "A" - DIA: 31.01.2023
4ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SÃO JOÃO BOSCO-PRESBÍTERO

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— O Cristo tomou sobre si nossas dores, carregou em seu corpo as nossas fraquezas. (Mt 8,17)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus atravessou de novo, numa barca, para outra margem. Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. 22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, 23e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!”

24Jesus então o acompanhou. Numerosa multidão o seguia e comprimia. 25Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com hemorragia; 26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía, e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.

27Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. 28Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. 29A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença. 30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” 31Os discípulos disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: ‘Quem me tocou’?”

32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. 33A mulher, cheia de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. 34Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada dessa doença”.

35Ele estava ainda falando, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?” 36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenhas medo. Basta ter fé!” 37E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João. 38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a confusão e como estavam chorando e gritando.

39Então, ele entrou e disse: “Por que essa confusão e esse choro? A criança não morreu, mas está dormindo”. 40Começaram então a caçoar dele. Mas, ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina, e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. 41Jesus pegou na mão da menina e disse: “Talitá cum” — que quer dizer: “Menina, levanta-te!” 42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. 43Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Confie no cuidado constante de Deus"

“Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: ‘Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!’ Jesus então o acompanhou” (Marcos 5,22-24).

Vejam, meus irmãos e minhas irmãs, existem muitas formas de chegarmos até Jesus; pode ser até mesmo a curiosidade — “Vou lá ver como que é” —, pode ser através de um amigo, de um familiar ou até mesmo por meio de uma experiência de amor. Em um encontro de oração que nós fazemos, podemos experimentar a proximidade e chegar até Jesus.

Vale lembrar que essa aproximação pode ser também através da experiência dura do sofrimento. Quantas pessoas reencontram Deus, quantas pessoas reencontram o caminho do Senhor, após uma experiência de sofrimento e de dor. São inúmeras pessoas que passam por um momento de tribulação e, ali, no meio daquela dor, daquele abandono, experimentam o cuidado de Deus, experimentam uma mão poderosa protegendo, as defendendo e se voltam para Deus.

Os caminhos do Senhor e a forma de Deus chegar ao coração humano são infinitas, não podemos conhecê-las. No caso de hoje, é um pai que pede pela filha doente. Inúmeras vezes, presenciei isso! Quantos pais e quantas mães vieram pedir pelos seus filhos. A caminho da gravação da Homilia, encontrei uma mãe que pedia pela filha em depressão, presa já há dias dentro de um quarto, fechada dentro de um quarto sofrendo.
São inúmeras pessoas que passam por um momento de tribulação e, no meio daquele abandono, experimentam o cuidado de Deus

Esse pai viu o sofrimento da sua filha; pais e mães desesperados que vão procurar alívio para o sofrimento de um filho ou de uma filha. Isso é real, isso acontece! Ele era Jairo, um chefe da sinagoga. Olha que interessante, as contradições da vida, os sofrimentos não poupam os homens e as mulheres de Deus. Jairo era um homem de Deus, poderíamos dizer com os termos de hoje, que era um homem de igreja, era uma pessoa que acreditava e que vivia a sua fé.

A nossa vida com Deus não nos blinda de passar por situações de enfermidade, por enfrentar algum problema na nossa família, a enfermidade do nosso parente. Isso vale muito para nós, porque podemos nesses momentos nos perguntar — “Mas eu que rezo tanto, que sou de Deus, que busco tanto a Deus, como que isso foi acontecer comigo?”. É um mistério!

A resposta de Jesus não é apenas fazer o milagre, curar aquela menina, mas Jesus vai encontrar aquela menina, porque ela precisava ver Jesus.

Para qualquer enfermidade, Jesus é o remédio que não pode não ser buscado; Jesus precisa ser buscado e Ele não pode ser a última opção — quando tudo já não tem jeito, quando já fui aos médicos, quando já fiz o que podia, agora eu vou para Jesus. Não! Jesus precisa ser a primeira opção. Porque, em Jesus, mesmo que a cura não venha, nós encontraremos força para enfrentar aquela situação.

O pai precisava estar com Jesus, o pai precisava experimentar o cuidado de Jesus, a atenção de Jesus, saber que tinha Jesus com ele. Quando Jesus chega àquela casa, fica a sós com a família, porque eles também precisavam estar com Jesus.

Então, mais importante do que tocar no milagre e na cura, era experimentar a presença de Jesus. Peça a Ele que entre hoje na sua vida e na sua história. E que, naquilo que você está vivendo, Ele esteja com vocês, segurando a mão de vocês, enfrentando essa situação, vivendo a dor e o sofrimento que vocês estão passando, mas sintam a presença e o consolo de Jesus.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: