terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mc 7,1-13)

ANO "A" - DIA: 07.02.2022
5a SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me a vossa lei como um presente valioso! (Sl 118)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.

3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.

9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’.

11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Purifique o seu coração de toda a hipocrisia"

“Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: ‘Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?’ Jesus respondeu: ‘Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim’” (Marcos 7,5-6).

Os fariseus e os mestres da Lei viviam uma série de rituais de purificação, eles tinham uma preocupação extrema com o cumprimento da Lei, dos ritos externos de purificação. Cuidavam do externo, porém, se esqueciam de cuidar do interior.

As ações externas não refletiam o que eles viviam no seu interior, e todas aquelas ações não passavam de ações vazias de sentido. Os fariseus não somente viviam práticas externas como também exigiam dos demais, colocando esses pesados fardos sobre as costas das outras pessoas; fardos que nem eles mesmos eram capazes de carregar. E Jesus, ao ver essa atitude, não hesitou em ser bem firme com eles, quando os chamou de hipócritas.
Deixe que o Senhor purifique o seu coração e faça com que as atitudes internas transbordem no externo

A hipocrisia é esse ato de fingir, de ter crenças, virtudes, ideias, sentimentos que a pessoa, na verdade, não possui. Além de não possuir aquilo que ela finge ter, a hipocrisia exige dos demais — não vivo, mas exijo que o outro viva —, e acabo me colocando como modelo, como um exemplo, mas simplesmente de “fachada”.

Padre Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova



Jesus — assim como em outras passagens —, condena essa atitude, ensinando que o que realmente importa não é o exterior, e sim o que está no interior. As práticas visíveis, as práticas externas precisam ser um transbordar do nosso interior.

Primeiramente, nós precisamos viver no nosso interior, deixar com que isso transborde, e aí sim ser visível exteriormente. Ou seja, aquilo que nós falamos, que nós ensinamos, que nós pregamos, precisa ser, antes de tudo, fruto de uma experiência pessoal, fruto de uma vivência concreta, de um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Honrar o Senhor não somente com os lábios, mas com o coração; não somente com as palavras e com os gestos externos, mas honrar o Senhor com a nossa verdade, com a nossa vida e com o nosso coração. Isso sim é o ideal, isso sim é o que o Senhor espera de cada um de nós!

Precisamos permitir, meus irmãos, que o Senhor purifique o nosso coração de toda hipocrisia, de todo o fingimento, de todo o “agir de fachada”, somente para que as pessoas vejam. Mas é o Senhor que, primeiramente, precisa ver; e o Senhor enxerga aquilo que está no nosso coração. Por isso, deixe que o Senhor purifique o seu coração e faça com que as atitudes internas transbordem no externo.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Nenhum comentário: