sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mc 7,31-37)

ANO "A" - DIA: 10.02.2023
5ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SANTA ESCOLÁSTICA

— Aleluia, aleluia, aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Escute com atenção a Palavra de Deus"

“Trouxeram, então, um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: ‘Efatá!’, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente, seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade” (Marcos 7,32-35).

Jesus recebe um homem surdo e que falava com dificuldade; essas duas deficiências estão estreitamente vinculadas. Quem não escuta humanamente também tem dificuldade para entender e, tendo dificuldade para entender, terá dificuldade para se expressar e para falar.

Para expressarmos uma vida de santidade, é fundamental termos os nossos ouvidos abertos à escuta da Palavra de Deus. E Jesus veio, justamente, para eliminar toda a falta de compreensão da Palavra de Deus, todo o mal escutar, todo o mal interpretar da Palavra de Deus.
À medida que escutamos a Palavra de Deus, sem ruídos e interferências, poderemos expressar uma vida de santidade

Uma vez que Ele é a Palavra encarnada, Cristo se torna a perfeita comunicação de Deus Pai, sem ruídos e interferências. É Jesus quem nos faz escutar a vontade do Pai com perfeição.

O pecado nos faz compreender mal a vontade de Deus, nos faz escutar com dificuldade aquilo que Ele deseja de nós. Por isso, precisamos permitir que o Senhor nos toque, assim, tocados pela graça do Senhor e libertos do pecado, também possamos escutar com clareza o que Deus deseja de nós, qual é a Sua vontade; escutar com clareza e sem ruídos a Palavra de Deus.

E à medida que nós escutarmos a Palavra de Deus, sem ruídos e sem interferências, poderemos assim expressar e comunicar uma vida de santidade. Por isso, meu irmão e minha irmã, deixe que o Senhor te toque e te liberte do pecado, desse modo, uma vez liberto do pecado e da dificuldade de escutar a Sua Palavra, que consigamos expressar uma vida de santidade, comunicando com a nossa própria vida uma vida de santidade.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: