quinta-feira, 23 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 5,31-47)

ANO "A" - DIA: 23.03.2023
4ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)

— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
— Deus o mundo tanto amou que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3,16)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.

33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com sua luz.

36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.

39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.

44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acre­ditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Não tenha medo de dar testemunho a favor de Jesus"

“As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.” (João 5, 36b-37a)

Um tema importante no Evangelho de São João é o o testemunho. Juridicamente, testemunho é a palavra que confirma a verdade de uma outra palavra. Nós temos, por exemplo, quando alguém é chamado a exercer o papel de testemunha, em juízo, quer dizer que a palavra dessa pessoa vai declarar verdadeira a palavra do acusado, ou seja, a confirmação do que diz o acusado é possível ou porque se viu, ou porque se ouviu, ou porque se conhece a índole daquele acusado.

Jesus é acusado de fazer-se igual a Deus e apela para o testemunho do Pai em Sua defesa. Ele faz isso pondo a atenção nas obras, mostrando que, de fato, as suas obras dão testemunho de que Ele é filho de Deus. E quanta coisa Jesus fez, quantas obras estavam ali, diante dos olhos dos judeus, e essas obras podiam muito bem testemunhar a divindade de Jesus, a natureza da Sua pessoa! Como diz o ditado: “O pior cego é aquele que não quer ver”. E, diante dos judeus, estavam numerosas obras que Jesus realizava em nome do Pai.
Nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo

Uma coisa interessante que nos ajuda nesta reflexão é a palavra testemunha que, na tradução do grego, quer dizer: “martyria”, o que nos lembra “mártir”, ou seja, a palavra testemunha também quer dizer mártir. E os mártires são aqueles que anunciam o Evangelho com a própria carne, com o próprio sangue. E com isso entendemos que, hoje, também nós, cristãos, somos chamados ao martírio do testemunho, a dar a nossa palavra para confirmar a palavra de Cristo.

Com a nossa vida, os nossos valores, o nosso estilo de vida, nós somos chamados a testemunhar e, muitas vezes, temos de sofrer por causa desse testemunho. Na nossa família, no nosso trabalho, onde estudamos, somos chamados a darmos testemunho de Cristo, custe o que custar.

Aqui, então, aparece um ponto de decisão: “Eu busco a glória dos homens ou busco a glória de Deus?”; “Eu me preocupo com a minha imagem diante das pessoas ou com a minha imagem diante de Deus?”. Testemunhe! Não tenha medo. Estejamos ao lado da Verdade, vivamos pela Verdade, defendamos a Verdade, para que Deus seja glorificado na nossa vida; e sejamos, de fato, as suas testemunhas.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário: