quarta-feira, 29 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 8,31-42)



— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor.

— Felizes os que observam a palavra do Senhor, de reto coração, e que produzem muitos frutos, até o fim perseverantes! (cf. Lc 8,15)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.'

Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.'

42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Viva com Jesus e seja livre de verdade"

“Naquele tempo, Jesus disse aos judeus que n’Ele tinham acreditado: ‘Se permanecerdes na Minha palavra, sereis verdadeiramente Meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’”. (João 8, 31-32)

Que promessa linda de Jesus! Vejam: o Evangelho disse que Jesus falou isso àqueles judeus que tinham acreditado n’Ele. Quem acredita em Jesus — olha só a promessa —, receberá a graça da verdadeira libertação, conhecerá a Verdade, e essa Verdade tornará os corações livres. Nós queremos isso! Jesus é a Verdade, é a sua Palavra que nos revela isso e, se permanecemos nela, somos discípulos de Jesus, somos livres.

Alguns judeus pensavam que a liberdade vinha pelo simples fato deles serem descendentes de Abraão, bastava para eles dizerem: “Eu sou descendente de Abraão, então, eu sou livre, porque eu não vivo mais debaixo do regime da escravidão”, como se eles possuíssem um brasão da liberdade, como se fosse automático, um automatismo, algo hereditário, mas não, pois sobretudo as realidades de Deus, as realidades espirituais, nós precisamos tomar posse delas, ou seja, cada um precisa aderir à verdade de Cristo e fazer com que ela se encarne na própria vida. Não tem salvação por tabela, nós precisamos ir atrás, nós precisamos dar o nosso coração a Deus.
Quem acredita em Jesus receberá a graça da verdadeira libertação, conhecerá a Verdade, e essa Verdade tornará os corações livres

Esses judeus, que não aceitavam Jesus Cristo como libertador, sofriam do mal da presunção, de se acharem já justos e não se abriam à graça de Deus. Quantos de nós vivemos nessa lógica, acreditamos já estarmos salvos por pertencer a esse grupo, àquele outro grupo, a um determinado elemento da nossa fé que nós defendemos, então, eu já me acho salvo por causa disso, por usar, talvez, um símbolo religioso, um objeto religioso.

Muita calma! Essas coisas não são mágicas, elas são vividas e experimentadas à custa do sangue de Jesus. Por isso, somos salvos não por uma ideia, por uma prática, mas por uma Pessoa. Nós somos salvos por Jesus Cristo Nosso Senhor, nós somos libertos por causa de Jesus Cristo Nosso Senhor.

Nós devemos cultivar com Ele essa relação profunda de amor. Quem vive a vida na direção contrária de Cristo nunca será livre de verdade, será eterno escravo do pecado. Quem põe a sua vida na direção de Cristo vai experimentar o coração livre, mesmo passando por adversidades, mas vai experimentar em seu interior a potência do amor de Cristo que nos liberta e nos faz em comunhão perfeita com o Pai do Céu.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: