quinta-feira, 2 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA (Mt 7,7-12)

ANO "A" - DIA: 02.03.2023
1ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)

— Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo a alegria de ser salvo! (Sl 50,12a.14a)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.

9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Entregue "a Deus Pai todas as suas necessidades."

“Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mateus 7,9-11)

Meus irmãos e minhas irmãs, estamos vivenciando este tempo Quaresmal, e o Evangelho, hoje, através desta Palavra, quer nos purificar a respeito do nosso conceito sobre a paternidade de Deus.

O Evangelho afirma a paternidade de Deus. Toda a nossa vida de oração se baseia nessa verdade, ela precisa se apoiar nessa verdade. Todas as vezes que nós nos colocamos em oração, precisamos nos recordar desta verdade: Deus é o nosso Pai e Ele cuida de nós.

Como Jesus nos ensinou? A gente sabe — a oração do Pai-Nosso. Ali, estão contidas todas as realidades das quais nós temos necessidades; e Deus, que é um Pai amoroso, responde as nossas necessidades.

Veja o que aparece no Evangelho — “pedra e pão, cobra e peixe”. A primeira imagem somos nós, como nos apresentamos diante de Deus, muitas vezes assim: coração de pedra, coração endurecido, cheios do veneno da maldade, do egoísmo, dos interesses pessoais, da nossa mania de querer manipular Deus. E o que nós recebemos de Deus? O Pão, o Cristo. Cristo é o Pão, o Filho de Deus como nosso alimento. A própria vida de Deus nos é dada para que esse coração de pedra possa ser transformado.
Precisamos nos recordar desta verdade: Deus é o nosso Pai e Ele cuida de nós

Na segunda parte, o que nós recebemos? O peixe. O peixe também é símbolo de Cristo ressuscitado, que vence a morte. Recebemos o Cristo Pascal, o dom de uma vida nova.

Veja, muitas vezes, oferecemos um coração de pedra e recebemos um coração de carne, o coração do próprio Cristo. Muitas vezes, damos o veneno do nosso egoísmo, das nossas maldades e pecados, e recebemos a vida nova de Cristo, o renascer em Cristo. É um grande dom! Por isso que reafirmo: Deus é nosso Pai e Ele cuida de cada um de nós.

Deus está aberto para nós, mas será que estamos abertos à vontade d’Ele? Será que estamos abertos a deixar que Ele exerça essa paternidade sobre nós? Deus vai nos dar sempre o melhor, o melhor que nós precisamos para a nossa vida. Ele vai nos dar coisas boas, porque nós nos apresentamos diante d’Ele como filhos necessitados.

Agora, temos que aprender, porque nem sempre aquilo que pedimos é o melhor para nós. Se Deus é Pai, Ele sabe daquilo que temos necessidade; muitas vezes esse Pai amoroso vai ter que agir com uma pedagogia bem estratégica. E pode acontecer que, muitas vezes, o nosso pedido não será atendido da forma como queremos ou no tempo que esperamos, mas será no tempo e no jeito d’Ele.

Aprendamos, neste tempo quaresmal, de novo, sobre a paternidade de Deus, e nos deixemos cuidar por Ele.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Antônio Bruno
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: