quarta-feira, 19 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 3,16-21)

ANO "A" - DIA: 19.04.2023
2ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3,16)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Deixe as suas ações serem iluminadas pela vida de Cristo"

“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más” (João 3,16-19).

Deus nos ama, e nos ama muito! Ele nos ama tanto que o maior ato de amor d’Ele por nós foi ter enviado o Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo; foi nos ter revelado o Seu Filho. Jesus é o amor do Pai revelado a nós.

O que mais Deus poderia ter feito para provar que nos ama, depois de ter enviado o Seu Filho Jesus? Tudo nos foi dado por meio de Jesus, a salvação chegou ao seu pleno cumprimento em Jesus Cristo, o plano da salvação tem o seu cumprimento em Jesus Cristo.

E Jesus cumpriu a Sua missão revelando o amor do Pai e nos salvando. Ele veio para nos salvar, não foi para nos condenar, foi para nos salvar que Jesus veio. Portanto, tudo já nos foi dado, a salvação já nos foi garantida em Jesus, já nos foi alcançada por meio d’Ele, sem mérito nenhum de nossa parte, mas somente pela graça de Deus que nos amou e nos salvou.
Quem é iluminado pela vida de Cristo é capaz de ter boas ações

E se tratando do amor e da salvação de Deus, nada mais nos é oculto, tudo já foi revelado. O que era necessário nós sabermos diante da salvação, daquilo que é a salvação de Deus, Ele já nos revelou em Jesus Cristo. Porque Deus nos ama e quer a nossa salvação, quer a nossa felicidade, quer que nós participemos da Sua vida divina. Então, os anseios de salvação que habitavam no nosso coração, os desejos de salvação já nos foram alcançados em Jesus Cristo.

Mas para que isso, de fato, seja alcançado faz-se necessário acreditar no testemunho de Jesus Cristo. O amor e a salvação de Deus são para aqueles que têm fé em Jesus, o Filho de Deus; são para os que acreditam e, acreditando, aproximam-se da luz, que é Jesus Cristo.

Quem acredita em Jesus Cristo se coloca sob a Sua luz, deixa com que as suas ações sejam iluminadas pela vida d’Ele. E quem é iluminado pela vida de Cristo é capaz de ter boas ações. Porque é o próprio Espírito Santo quem nos conduz a realizar boas ações e, como sabemos, seremos julgados segundo as nossas ações, segundo o amor que nós tivermos dado aos nossos irmãos, é por aí que nós seremos julgados. Por isso, Jesus veio para nos dar a salvação, Ele veio para nos ensinar a termos boas ações.

Então, nós só saberemos verdadeiramente amar, se estivermos iluminados pela vida de Cristo, se, de fato, acreditarmos n’Aquele que verdadeiramente nos amou, Aquele que foi verdadeiramente capaz de dar a vida para nos salvar.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: