sábado, 22 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 6,16-21)

ANO "A" - DIA: 22.04.2023
2ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ressurgiu Cristo, o Senhor, que criou tudo; ele teve compaixão da humanidade. (Jo 6,16-21)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.

18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Mesmo nas tribulações, confie no senhorio de Jesus"

“Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo” (João 6,16-19).

Às vezes, em nossa vida, também somos atingidos por grandes tribulações, verdadeiros vendavais que agitam de tal forma o barco da nossa vida que chegamos a pensar que não tem mais solução, que está tudo perdido. E foi, justamente, num momento desse, de grande tribulação, que os discípulos passavam, que Jesus foi ao encontro deles revelando-lhes a Sua grandeza e o Seu poder.

Essa passagem é, de fato, uma manifestação do poder de Deus. Jesus, ao caminhar sobre as águas, revela aos Seus discípulos a Sua profunda identidade, a Sua natureza divina que é superior a tudo que possa nos causar pânico. Jesus é bem maior do que aquilo que nos causa pânico.
Deus vem ao nosso encontro nos momentos difíceis da nossa vida, quando nós passamos por tribulações, por dificuldades

Jesus vai ao encontro dos discípulos, caminhando sobre as águas, revelando que Ele é Senhor do tempo, Senhor da história, Ele é Senhor da natureza e de tudo o que nos acontece. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida! E Jesus é o Senhor de tudo e não existe força que seja maior do que a força d’Ele. Não existem, meus irmãos, tribulações que sejam maiores do que o senhorio de Jesus Cristo.

Moisés, no Antigo Testamento, pelo poder de Deus, abriu o mar para libertar o povo da escravidão. Jesus, que é o próprio Deus e que vem nós para nos libertar também da escravidão — porém, agora, a escravidão do pecado —, Ele, de modo superior, não mais abre o mar, mas caminha sobre o mar para nos dizer: “Eu sou o Senhor também da sua vida. Sou o Senhor de tudo que acontece”.

Jesus, quando caminha sobre as águas, também nos diz: “Não tenhais medo. Sou eu”. Meus irmãos, Jesus está conosco; e Ele não permitirá que o barco de nossa vida afunde diante dos vendavais, diante das agitações deste mundo. Por isso, precisamos ter fé na ação de Deus que vem ao nosso encontro.

Deus vem ao nosso encontro nos momentos difíceis da nossa vida, quando nós passamos por tribulações e dificuldades; Deus vem ao nosso encontro para tranquilizar o nosso coração, vem para nos dizer: “Sou eu. Não tenhais medo”.

Jesus é Deus conosco, Ele está vivo, ressuscitado e continua à frente da nossa vida e de nossa história. Jesus continua à frente da Sua Igreja, que somos nós. Mesmo que tenhamos de enfrentar muitas tribulações, tenhamos confiança no senhorio de Jesus Cristo.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: