segunda-feira, 24 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 6,22-29)

ANO "A" - DIA: 24.04.2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4,4b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”.

28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Jesus é o único alimento capaz de saciar a sua alma"

“‘Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo’. Então perguntaram: ‘Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?’ Jesus respondeu: ‘A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou’” (João 6,26-29).

Depois de Jesus ter saciado a fome da multidão com a multiplicação dos pães, muitas pessoas começaram a procurar Jesus. A fama de Jesus se espalhou por toda aquela região e muitas pessoas foram em busca d’Ele. Porém, nem todos procuravam Jesus com a reta intenção de conhecer o Seu Reino e de viver uma sincera conversão. Muitos O procuravam por interesse pessoal ou então por uma vã curiosidade de conhecer aquela pessoa cuja fama estava se espalhando.

E Jesus, conhecendo a intenção daqueles que O procuravam, os surpreende com essa afirmação: “Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”.
Ele é o verdadeiro Pão, verdadeiro alimento que não se perde, alimento que permanece para a vida eterna

Meus queridos, Jesus pode sim realizar grandes milagres a nosso favor. Ele pode aliviar os nossos sofrimentos, curar as nossas enfermidades, saciar a nossa fome, mas essa não deve ser a nossa única intenção em procurá-Lo, essa não deve ser a nossa única motivação em irmos até o Senhor.

Não podemos procurar Jesus somente para termos as nossas necessidades satisfeitas ou para querer satisfazer as nossas necessidades. A motivação principal de procurar Jesus deve ser porque Ele é a razão da nossa vida.

Ele é o verdadeiro Pão, verdadeiro alimento que não se perde, alimento que permanece para a vida eterna. Por isso, o nosso amor por Jesus precisa ser um amor desinteressado, um amor que nos ensine a realizar as obras do Seu Reino, um amor que nos ajude a conhecê-Lo em profundidade, em saber que Ele é o Filho de Deus, Ele é o próprio Deus que veio para nos alimentar e, com esse alimento, nos sustentar com a vida eterna.

Devemos pedir a Deus a graça de amá-Lo e, amando-O, conhecê-Lo melhor e em profundidade. Devemos nos esforçar em conhecer Jesus por uma vida de conversão, por uma vida de mudança, uma vida que já realize aqui o Seu Reino de paz e de amor. E, conhecendo Jesus, nos abrir à Sua graça porque Ele veio para nos dar a vida eterna.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: