sexta-feira, 28 de abril de 2023

EVANGELHO DO DIA (Jo 6,52-59)

ANO "A" - DIA: 28.04.2023
3ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim permanece e eu vou ficar nele. (Jo 6,56)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. 59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Sustente a sua vida com o Corpo e Sangue de Jesus"

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim” (João 6,56-57).

No Evangelho de hoje, Jesus continua a se apresentar como o Pão da vida. Nesses dias, escutamos que Ele é o alimento que nos dá a verdadeira vida, nos dá a vida eterna. E, na Eucaristia, encontramos esse maravilhoso alimento, que é o próprio Jesus quem se dá inteiramente a nós. O mistério grandioso de amor, amor de Deus que quis ficar muito perto de nós e se fez alimento para ficar assim bem próximo de nós.

O alimento, como nós sabemos, é vital para a nossa existência; ninguém sobrevive, se não se alimenta. A fome e a sede revelam para nós o quanto somos indigentes, o quanto precisamos de algo fora de nós, o quanto somos necessitados e pobres.

Ninguém sobrevive por si mesmo, precisamos do alimento para sobrevivermos. E, diante da Eucaristia, compreendemos que a vida é uma oferta, um dom, mas que essa vida não se reduz à vida do corpo, que mais cedo ou mais tarde enfraquece e se apaga.
Alimentando-nos do Corpo e Sangue de Jesus ficamos nutridos de Sua vida divina

Temos necessidade de uma vida que perdure. E, para podermos ser dignos dessa vida, nos é dada a possibilidade de nos alimentarmos da própria vida, do próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. E, assim, nos alimentando do Corpo e Sangue de Jesus, nós permanecemos unidos a Ele e ficamos nutridos de Sua vida divina.

Deus quis morar em nós. Transformando-nos através do Seu Corpo e do Seu Sangue, tornamo-nos assim participantes da Sua natureza divina. À medida que nós recebemos Jesus, nós participamos também da Sua vida divina. Conscientes disso, aproximemo-nos deste Sacramento com todo agradecimento e reverência de que nós somos capazes, com a firme convicção de que cada vez que comungamos deixamos com que Cristo se introduza de uma forma mais íntima e unida à nossa existência. Cristo quer estar conosco, Ele quer nos alimentar e nos fortalecer.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: