ANO "A" - DIA: 08.04.2023
SÁBADO SANTO (BRANCO)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
1Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. 3Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. 4Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos.
5Então o anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. 7Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”.
8As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos.
9De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!”
As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés. 10Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Prepare seu coração para a Ressurreição de Jesus"
No Sábado Santo, a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a Sua Paixão e a Sua Morte, bem como a Sua descida à mansão dos mortos. Permanecemos nesta expectativa da Ressurreição em oração e em jejum.
A Igreja, neste dia, abstém-se do sacrifício da Santa Missa; a mesa sagrada e o altar ainda continuam despidos até o momento em que, depois na Vigília Pascal, na Noite Santa, se dará lugar à alegria pascal, que, na sua plenitude, se prolonga por cinquenta dias. Portanto, meus irmãos, nós ainda estamos nessa expectativa, neste dia não tem Santa Missa, celebraremos, com alegria, na Vigília Pascal.
O Sábado Santo é — como recorda o Papa Francisco —, o dia do silêncio, um grande silêncio paira sobre toda a terra, um silêncio vivido no pranto e na perplexidade pelos primeiros discípulos, perturbados com a morte ignominiosa de Jesus.
A luz iluminará os ritos da Vigília Pascal, o canto festivo, o Aleluia expressarão a glória da Ressurreição de Jesus
É o dia do silêncio, é o dia da expectativa; ainda estamos esperando, aguardando a Ressurreição, por isso a Igreja se abstém totalmente do sacrifício da Santa Missa neste dia.
Neste Sábado Santo, somos chamados a permanecer no túmulo do Senhor meditando sobre a Sua Paixão, Morte e sobre a Sua descida às profundezas da terra. Ele que vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte.
Deus e Seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, porém, agora libertos dos seus sofrimentos. Neste dia, meus irmãos, peçamos a graça de não nos distrairmos, de permanecermos firmes e constantes nessa expectativa. Para isso, peçamos a intercessão de Maria que vive no pranto, mas o seu coração está cheio de fé, repleto de esperança, cheio de amor.
Maria sofre com a perda do seu Filho, porém, no seu coração, já existia a esperança da Ressurreição, por isso Ela permanece firme, não esmorece em momento nenhum. Com Ela, nós também queremos esperar um momento em que, na escuridão do Sábado Santo, na alegria, a luz iluminará; os ritos da Vigília Pascal, o canto festivo e o Aleluia expressarão a glória da Ressurreição de Jesus Cristo.
Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Bruno Antônio
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário