terça-feira, 26 de março de 2024

EVANGELHO DO DIA (Jo 13,21-33.36-38)

ANO "B" - DIA: 26.03.2024
TERÇA FEIRA DA SEMANA SANTA

— Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!
— Salve, ó Rei, obediente ao Pai, vós fostes levado para ser crucificado, como um manso cordeiro é conduzido à matança.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21 Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22 Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.

23 Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24 Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25 Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”

26 Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27 Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.

28 Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29 Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30 Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.

31 Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33 Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.

36 Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. 37 Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38 Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Una-se a Jesus no mistério da Sua Paixão"

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. (João 13,21-26.)

A Palavra nos diz: “Jesus ficou profundamente comovido”. A tradução original dessa palavra ‘’comovido’’, do grego “tarasso”, quer dizer agitado, inquieto, angustiado… São todas expressões que mostram que a Paixão de Jesus não foi algo simbólico, indolor; pelo contrário, Jesus viveu, na carne, o peso da traição de Judas, e Jesus vem sofrendo, pouco a pouco, a Sua Paixão em diversos contextos. Ele, por muitos momentos, ficou profundamente angustiado com a rejeição que sofria.

O Evangelho de hoje ressalta a dor da traição. Pelo gesto de Jesus ter passado o pão embebido no molho diretamente a Judas, dá-nos a entender que este estivesse bem próximo à mesa, quem sabe do outro lado. Dá para imaginar você ter de um lado alguém que reclina no seu peito, alguém em quem você confia, alguém que está disposto a dar a vida por você, mas, ao mesmo tempo, você ter, do outro lado, alguém que está apenas esperando o momento oportuno para traí-lo, para vendê-lo por trinta moedas, apunhalando-o pelas costas?! É dor, é angústia, é sofrimento, é paixão. E nós estamos na Semana Santa para nos unirmos a Jesus no mistério da Sua Paixão. A dor exterior causada pelos soldados Romanos não se compara à dor interior causada por um amigo. Foi assim que Jesus chamou Judas no Getsêmani – “amigo” – quando este Lhe deu o beijo da traição.

A Paixão de Jesus não foi simbólica

Não sei, hoje, onde essa palavra pode tocar você, que talvez esteja ferido pela traição, pela desilusão causada por alguém que você tanto ama. Nessa dor terrível que você está sentindo, Cristo está com você. Isso eu preciso reafirmar: Cristo está ao seu lado, Cristo sofre junto com você, e Ele o alimenta, hoje, com a Sua Paixão redentora, para que você fique livre de todos esses sentimentos ruins. Também Cristo lança uma Palavra de salvação a você que, porventura, tenha traído alguém, tenha traído seus compromissos com Deus, tenha traído o seu sacerdócio, a sua consagração, o seu leito matrimonial, seus filhos, seus pais. Não ponha fim a sua vida, mas chore, hoje, a sua conversão e volte-se para Deus.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pe Donizete Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: