quinta-feira, 2 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA (Jo 15,9-11)

ANO "B" - DIA: 02.05.2024
5ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar. (Jo 10,27)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9 "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11 Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Voltemo-nos para o amor, que é Cristo Jesus"

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.(Jo 15,9)

Meus irmãos e minhas irmãs, “permanecer no amor de Cristo”, esse é o imperativo vital para a vida de todos nós, para a vida de todo cristão: “permanecer no amor de Cristo”. E a palavra permanecer, o verbo permanecer, diz respeito a um lugar e a um tempo, onde ficar e por quanto tempo ficar. Jesus oferece o Seu amor como um lugar onde nós podemos viver.

Você já fez a experiência de se abrigar em algum lugar num momento de tempestade, quando você precisa desse refúgio? Dá para você ter uma ideia do que Jesus esteja nos oferecendo: o Seu amor como um lugar para os momentos de tempestade da nossa vida.

Se o Seu amor é um lugar, nós precisamos ir até esse lugar, nós precisamos entrar nesse lugar, isso significa dar passos, vencer obstáculos, escolher certos caminhos que nos conduzem a ele e também abandonar outros caminhos que nos desviam desse amor. Nesses tempos, nós estamos aprendendo sobre o caminho sinodal, a caminhada sinodal; a Igreja tem vivido dentro dessa temática, e quanta coisa nós precisamos ainda aprender sobre isso! Porque vemos muitos dos nossos irmãos cristãos e até mesmo, muitas vezes, nós acabamos percorrendo outras estradas, estradas paralelas, estradas que não levam a Cristo, desvios, atalhos… Nós ainda precisamos aprender muito sobre a caminhada sinodal.
Quando se está fora do amor, a vida perde o sentido e tudo vira trevas

Se o amor é um lugar, nós precisamos também entrar n’Ele. Cristo disse que Ele é a porta, entrar por Cristo significa passar pela porta deixada por Ele. Especialmente aquela porta da Misericórdia e da Reconciliação. Experimentar o amor de Cristo, sem o sacramento da Reconciliação, é impossível. Nós precisamos do perdão de Deus, nós precisamos entrar e passar pela Sua misericórdia. Quando se está fora do Amor, a vida perde o sentido e tudo vira trevas; nós perdemos a alegria de viver e perdemos a força para continuar. Nós precisamos da experiência do amor. Por isso voltemo-nos para o amor, que é Cristo! Vamos obedecer ao mandamento de Jesus: “Permaneçamos no seu amor para que tenhamos vida, e vida em abundância.”

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova




Nenhum comentário: