sábado, 25 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mc 10,13-16)

ANO "B" - DIA: 25.05.2024
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (cf.Mt 11,25)
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13 traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15 Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele". 16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O Reino de Deus pertence aos que se assemelham às crianças"

“Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse, mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças, não as proibais, porque o reino de Deus é dos que são como elas. Eu digo: quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. (Mc 10,13-16)

Meus irmãos e minhas irmãs, a criança, no tempo de Jesus, você sabe muito bem, ela não contava nada. Mulheres e crianças não eram consideradas, nem em casa nem perante a lei, não existia nenhuma lei que protegesse a dignidade delas. E Jesus tinha sempre preferência por aqueles que eram esquecidos na sociedade. Isso é um fator interessante.

A criança representa essa total dependência de alguém, e não vive se ela não for amada ou cuidada. Um desafio para nós adultos é fazer as pazes com essa criança que vive dentro de nós. Uma criança desejosa de ser amada, de ser tocada, valorizada, estimada. Todos temos necessidade que alguém nos leve até Jesus para sermos amados por Ele.
É necessário depender de Deus para alcançar a salvação

Por isso quem não aceita a sua condição filial nunca vai se tornar um adulto. Quem não aceita a condição de ser um filho nunca vai se tornar um adulto. Por isso nós temos um monte de adultos cheios de não-me-toques, cheios de complexos. Faltou o toque do amor, do aceitar-se necessitado dos outros.

Por que tanta dificuldade em aceitar ser cuidado por alguém na idade adulta ou na velhice? O amor nos identifica, ele nos reafirma. Por isso a necessidade de nos deixar ser amados. Os discípulos gritavam com as crianças – a tradução original é gritar. A tradução aqui mostra o descontrole e o desconforto dos discípulos com aquela atitude de Jesus. Ele trouxe o que estava à margem da sociedade para perto d’Ele e ainda tirou uma lição dizendo que quem não se comportar como elas e não recebe o Reino como elas, fica de fora.

Ou seja, quem não está aberto às novidades de Deus, quem não depende totalmente de Deus como uma criança, não pode entrar no Reino de Deus. O grito dos discípulos é o retrato de muitos de nós. Recalcados, complexados, irritados com tudo e com todos, estressados com a vida, murmuradores, provocadores de intrigas, perturbadores da paz alheia. Quem não coloca paz dentro de si vai se irritar com tudo que está fora. E o gesto de Jesus produziu isso.

Vamos fazer paz com nosso interior e pedir a Jesus que nos ame profundamente e nos cure.

Sobre todos vós, Deus a benção do Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!

 
Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: