quinta-feira, 23 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mc 9,41-43.45-56.47-50)

ANO "B" - DIA: 23.05.2024
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia
— Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.

42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O caminho para a Salvação da alma é cortar o mal pela raiz"

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a tua mão te leva a pecar, corta-a, é melhor entrar na vida sem uma das mãos do que tendo as duas ir para o inferno. Se teu pé te leva a pecar, corta-o, é melhor entrar na vida sem um dos pés do que tendo os dois ser jogado no inferno. Se o teu olho te leva a pecar, arranca-o, é melhor entrar no reino de Deus com um só olho do que tendo os dois ser jogado no inferno.” (Mc 9,41-50).

Palavra dura, meus irmãos, radicalidade em cortar aquilo que nos faz mal. Essa é a mensagem do Evangelho de hoje que Jesus nos apresenta. Mão, pé e olho. Isso diz de coisas da nossa realidade. Ser escândalo a si mesmo. Todos nós, com nossas escolhas erradas, podemos ser um escândalo para nós mesmos. Você sabe que a palavra escândalo, do grego, quer dizer uma pedra de tropeço, uma armadilha. E nós podemos ser um escândalo para nós mesmos. Podemos colocar esses obstáculos na nossa caminhada e tropeçar em nossas próprias armadilhas postas com as nossas ações e escolhas erradas.

A minha mãe sempre dizia uma coisa para mim e para os meus irmãos: “Aprontem, depois vocês vão chorar na cama, que é um lugar quente”. Minha mãe dizia assim. É um ditado popular para falar das consequências dos nossos atos, das nossas escolhas.
A radicalidade contra o mal é necessária para a Salvação

A mão, aqui no Evangelho, é figura da posse, do poder, da ganância. E quantas vezes nós a usamos para o objetivo de um sucesso mundano? Quantas vezes nós assinamos certas coisas que prejudicam a vida das outras pessoas? Quantas vezes digitamos certas mensagens e postamos certas coisas que ferem os nossos irmãos?

Depois, os pés que representam os meios para realizar certos atos. O caminho que, às vezes, trilhamos para conseguir certas coisas. Os meios imorais, corruptos, viciantes e mundanos que, muitas vezes, nós escolhemos para alcançar certas coisas.

Por fim, o olho, que é o que nos move. O olho é o coração. O olho faz mover o pé e a mão. São as intenções escondidas dentro de nós. São as más intenções que só depois produzirão os frutos da carne e não os frutos do Espírito.

O fato: é preciso cortar todo esse mal radicalmente em vista da salvação das nossas almas. Se alguma situação como essa lhe levar a pecar, rompa, corte.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: