terça-feira, 11 de junho de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 10,7-13)

ANO "B" - DIA: 11.06.2024
10ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SÃO BARNABÉ

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ide ao mundo e ensinai a todas as noções! Eis que eu estou convosco até o fim do mundo! (Mt 28,19a.20b)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 "Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.

11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"São Barnabé: Um modelo de firmeza na fé e ação no Amor"

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar”.” (Mt 10,7-13)

Hoje, também nós comemoramos a vida de São Barnabé. Quem é São Barnabé? José, a quem os apóstolos chamavam de Barnabé, significa “filho da consolação”. E este homem, meu irmão, minha irmã, era virtuoso, cheio do Espírito Santo e de fé, e exortava a todos a perseverar de coração firme no Senhor.

O Evangelho começa dizendo que Jesus diz aos discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”, a exemplo de Barnabé, que exortava e, com firme convicção, pregava e anunciava o Reino dos Céus. Firme convicção! Essa firme convicção que nos faz perseverar no amor de Deus.

Muitos cristãos estão esfriando porque não têm mais firmeza, não acreditam mais, de forma profunda, na mudança que Cristo realiza em nós. E isso tem gerado cristãos mais ou menos frios. Cristãos que, na primeira tribulação ou na primeira tentação, já estão renunciando a Nosso Senhor, porém, vemos em Barnabé um homem convicto e firme no Senhor. Por isso Jesus diz: “Pregai o Reino dos Céus! Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios!”.
O Reino de Deus está próximo!

Eu estava em Portugal, em Fátima, e havia uma mulher das Filipinas que estava com um olhar cabisbaixo, um olhar triste. E estava na Capelinha de Nossa Senhora de Fátima! Eu olhava para aquela mulher, mas eu só sabia falar um pouco de inglês, não sabia muita coisa. Então, falei para o Senhor: “Senhor, essa mulher não está nada bem”. E ela ficava me rodeando.

Quando alguns outros peregrinos passaram e pediram para que eu os abençoasse, comecei a abençoá-los, até que ela chegou. Entendi, no inglês dela, que ela queria receber oração. Jesus falou: “Anunciai o Reino dos Céus! Curai os doentes!”. Eu disse para ela, no pouco inglês que tinha, que rezaria por ela em português. Mas eu sei que é o Espírito Santo quem faz. Impus as mãos sobre aquela mulher e ela começou a desabar em choro.

Percebi que Jesus, através do Seu Santo Espírito, estava curando aquela mulher. Ele disse: “Anunciai o Reino dos Céus”, ou seja, o Reino dos Céus está próximo, “e curai os doentes”. Aquela mulher estava enferma, não fisicamente, mas da alma, algo estava tirando a paz dela. Na ousadia do Espírito, estendi as minhas mãos sobre ela e pedi o Espírito Santo, e Ele realizou a obra no coração dela.

Deus pode realizar também essa obra de salvação na sua vida se você tiver a firmeza de Barnabé e a ousadia de acreditar que o Reino de Deus está próximo, e este Reino é o próprio Jesus que está no meio de nós. Aceite-o e você terá sua vida transformada pela graça de Deus!

Que Deus o abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: