quinta-feira, 20 de junho de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 6,7-15)

ANO "B" - DIA: 20.06.2024
11ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai! (Rm 8,15bc)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8 Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9 Vós deveis rezar assim:

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11 O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12 Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13 E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.

14 De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15 Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Viver como verdadeiros filhos de Deus e não como pagãos"

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” ( Mt 6,7-15).

Meus irmãos e minhas irmãs, a nossa atitude precisa ser diferente dos pagãos. O nosso jeito de nos relacionarmos com Deus precisa ser diferente daqueles que não O conhecem, que não fazem uma experiência com Ele e não conhecem a verdade profunda sobre o Senhor. Por quê? Porque Jesus nos ensina a dirigir ao Pai nossos pedidos, e que o façamos sempre com humildade. Aqui está o segredo para alcançar o coração de Deus, a humildade.

E é ou não é verdade que, no mundo em que nós estamos vivendo, falta humildade? Não é verdade que as pessoas querem passar por cima das outras para conquistar algo de forma ilícita e grotesca?

Jesus está nos ensinando para que não sejamos como os pagãos, que dão um jeitinho para conseguir as coisas. Alguns até mesmo tiram a vida de alguém se for preciso por maldade. Mas Jesus está nos falando: “Seja humilde”. Porque, se for humilde, entenderei o meu lugar onde quer que esteja. E se almejar o lugar que o outro está, farei da forma correta para conquistá-lo.

Trazendo para o cotidiano da vida, estudarei, serei esforçado, trabalharei , mas não trapacearei, não farei de forma diferente daquilo que Deus me pede, porque Jesus está nos falando: “Quando orardes, não useis muitas palavras como fazem os pagãos”. Ou seja, está dizendo: “Não seja como ele nas atitudes erradas, mas sejam homens humildes e dependentes de Deus todos os dias. Por isso pedimos o pão nosso de cada dia”. Por isso a humildade nos leva a depender somente do Senhor.
Uma atitude diferente dos pagãos

Isso Cristo nos mostrou de forma grandiosa. Ele que foi humilde e dependeu sempre do Pai. E pensar que Jesus era homem, mas era Deus também. Então, vamos dizer que Ele não precisava de nada, mas sujeitou-se, tornou-se humilde. Para quê? Para tudo pedir ao Pai. Por isso nos ensinou o Pai-Nosso, para nos dirigirmos ao Pai e rezar da forma correta.

É esse amor e essa certeza de Sua misericórdia que nos fazem viver com liberdade. Quem não é humilde e não depende totalmente de Deus não é livre; é uma pessoa escrava diante de tudo aquilo que o mundo oferece. As regalias, as facilidades, apenas porque não buscam a humildade, não dependem de Deus, por isso se tornam escravos.

Jesus quer nos dar liberdade para chegar ao nosso coração, e isso passa justamente pela sua liberdade, pois somos frágeis e volúveis diante das realidades do mundo. Resta-nos nos entregarmos com confiança nas mãos d’Aquele que nos ensinou a chamar Deus de Pai, Nosso Senhor, e aprendermos com Ele a sermos homens humildes e perseverantes na vontade de Deus. Não sejamos como os pagãos, mas nos portemos como filhos de Deus. “Pai nosso que estais nos céus…”

Que Deus nos abençoe e que Ele nos dê forças para continuarmos na Sua vontade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: