terça-feira, 25 de junho de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 7,6.12-14)

ANO "B" - DIA: 25.06.2024
12ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram"!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A porta estreita: o caminho exigente para a salvação"

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida e são poucos os que o encontram.” (Mt 7,6.12-14)

É uma palavra dura essa, né? Seguir a Jesus Cristo exige de nós renúncia, porque vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele. Muitas vezes, o nosso coração está apegado àquilo que são as coisas e as realidades que o mundo pode nos oferecer. E isso, meus irmãos, pode nos levar a não optar pela porta estreita. Por quê? Porque nós temos vontade de ter muito dinheiro, de ter muitas casas, entre tantas outras coisas. Isso não é errado. Porém, muitas vezes, o nosso coração está justamente nessas coisas que precisamos renunciar para passar pela porta estreita.

Jesus vai pedir a você, se aceitá-lo como Senhor da sua vida, para passar pela porta estreita e precisará renunciar às facilidades deste mundo. Não poderá viver uma vida cômoda, no bem bom, de sombra e água fresca. Não, meus irmãos, por isso é exigente. Gosto muito dessas pregações d’Ele, porque faz com que reflitamos das vezes em que não estamos de acordo com a vontade de Deus.
Porta Larga x Porta Estreita

Padre Jonas sempre foi assim, enfático, sempre foi entusiasmado e pregava com veemência, com autoridade, pois tinha esse desejo de entrar pela porta estreita. Ele tinha o horizonte na salvação, na mudança de vida, na santidade. E a porta larga, meus irmãos, tira todas as possibilidades de você viver a santidade.

Não tem como vivermos a nossa vida em Deus e querer compactuar com aquilo que é do mundo. Não há possibilidade alguma. Ou você é de Deus ou você não é. O seu sim seja sim, o seu não seja não, o que vem além disso é do maligno. A pregação de Jesus é dura, mas é para nos salvar. A verdade nos liberta e nos leva para a plena realização da vontade de Deus.
Vivendo a radicalidade do Evangelho num mundo paganizado

Meus irmãos, Jesus está falando como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida. O caminho largo, a porta larga não te leva à vida. Vai levá-lo aos prazeres, vai trazer-lhe satisfação e alegrias momentâneas. Você terá facilidades e até mesmo tudo aquilo que precisa, mas que não o levará à vida eterna.

Por isso estamos vivendo numa sociedade paganizada, mundana e que está entrando na Igreja, pois pregar a radicalidade, a santidade está fora de moda. O Evangelho não saiu de moda. E podem perseguir aqueles que pregam a verdade, porque não vão calar a voz dos profetas, não vão calar a voz daqueles que Deus chamou para fazer a Sua vontade.

E por isso, meus irmãos, que o Evangelho diz assim no final: “E são poucos os que o encontram”. Ou seja, a porta estreita. Por quê? Porque o coração não está mais em Deus.

Que o seu coração volte para Deus, que o meu coração volte para fazer a vontade de Deus. Por isso eu peço ao Senhor uma bênção toda especial para que você viva na vontade de Deus e escolha a porta estreita, porque ela o levará à vida.

Que Deus lhe abençoe, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: