quinta-feira, 1 de agosto de 2024

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO CAMINHO NEOCATECUMENAL NO BRASIL VISITA SEDE DA CNBB, EM BRASÍLIA


Na manhã desta quarta-feira, 31 de julho, a Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil visitou a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Os membros foram recebidos pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pelo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto, e o assessor de gestão, José Bezerra Luna Filho.


No encontro, os membros da Equipe recordaram os 50 anos do carisma no Brasil e sua importância no anúncio de Jesus Cristo para todas as nações. Abordaram, ainda, a celebração em ação de graças pelo jubileu ocorrida em Aparecida (SP), ocasião que reuniu mais de 50 mil pessoas.Padre José Francisco Folque Nicolau, membro da Equipe


Questionado pelo portal da CNBB sobre a importância da comunhão do Caminho Neocatecumenal com os bispos e, sobretudo, com a CNBB, o padre José Francisco Folque Nicolau, membro da Equipe, recordou que, tradicionalmente, o catecumenato está unido aos apóstolos.

“São os apóstolos que transmitem às gerações, aos catequistas a vivência com Cristo que fez, eu diria assim, o catecumenato com os apóstolos, levando-os ao mistério da Cruz, ressurreição e ascensão”.

“Não podemos levar adiante nas paróquias, nas dioceses o catecumenato se não é unido afetiva e efetivamente ao bispo que é o Apóstolo que Deus colocou na Igreja, então é fundamental a relação com o bispo e a CNBB, que reúne a comunhão dos bispos em uma mesma fé e em uma mesma missão. A união com o bispo e, nesse sentido, com a CNBB é fundamental”, salientou.
Raul Viana, membro da Equipe (ao fundo)

Com relação aos inúmeros frutos que nasceram do Caminho Neocatecumenal ao longo desses 50 anos, Raul Viana, que também é membro da Equipe, destacou o papel desse carisma na Nova Evangelização. “Deus suscitou o Caminho Neocatecumenal, fruto do Concílio Vaticano II, para uma renovação da própria Igreja. O fruto do Concílio é, fundamentalmente, a criação da comunidade”, disse.

“No Caminho Neocatecumenal vivemos a fé em pequenas comunidades, leva os afastados e aqueles que têm sua fé debilitada a fortalecer a sua fé, a ter uma fé adulta, como diz São Paulo. A missão do Caminho é ajudar a igreja a cumprir a sua própria missão, de levar Cristo aos que estão aos afastados. Nestes 50 anos nós temos celebrado, sem dúvida, um milagre, que é a fidelidade de Cristo em todos nós, e como Kiko nos disse na intervenção que fez neste encontro, agradeçam à Virgem Maria, que nos deu uma comunidade para viver a nossa fé.

Ao final do encontro com o secretário-geral, os membros da Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal, acompanhados do padre Leandro Megeto e José Bezerra Luna Filho, visitaram alguns Departamentos e espaços da sede.
Membros da Equipe

Padre José Francisco Folque Nicolau
Raul Viana
Antônia Maria Santiago (Tonha)





Nenhum comentário: