sábado, 24 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA (Jo 1,45-51)

ANO "B" - DIA: 24.08.2024
20ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SÃO BARTOLOMEU-APÓSTOLO

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Mestre, tu és o filho de Deus, és rei de Israel!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José". 46 Natanael disse: "De Nazaré pode sair coisa boa?" Filipe respondeu: "Vem ver!" 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: "Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade". 48 Natanael perguntou: "De onde me conheces?" Jesus respondeu: "Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi". 49 Natanael respondeu: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel". 50 Jesus disse: "Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!" 51 E Jesus continuou: "Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A Palavra de Jesus: um olhar de misericórdia sobre Bartolomeu"

“Filipe encontrou Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei e os profetas. É Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael questionou: “De Nazaré pode vir algo bom?”. Felipe respondeu: “Venha e veja”. Jesus viu Natanael se aproximando e comentou: “Eis o verdadeiro israelita, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “Como me conhece?”. Jesus respondeu: “Antes mesmo de Filipe te chamar, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”.Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.” (Jo 1,45-51)

Hoje, celebramos a festa do apóstolo Bartolomeu. Neste Evangelho, vemos a alegria de Bartolomeu ao reconhecer Jesus como o Messias, movido por uma única frase dita por Jesus. Ele disse que o tinha visto: “Antes que Filipe te chamasse, quando estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

Então, houve o processo do chamamento de Felipe, que desejava apresentar Bartolomeu a Jesus. No entanto, Jesus revela que já o havia visto antes, ou seja, havia lançado um olhar de misericórdia sobre Bartolomeu.
A fé e a revelação

Existem realidades místicas, realidades do mistério que tocam a realidade da palavra de Jesus, que alcançou Bartolomeu antes do encontro com Felipe. Embora não esteja escrito no texto, algo aconteceu, algo fez com que Bartolomeu, ao saber que Jesus o havia visto, respondesse: “Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

Jesus utilizou uma palavra de ciência que tocou o coração de Bartolomeu. Abramos nossos corações para as palavras de ciência e de revelação que vêm da boca de Jesus e de Seus servos. São palavras de revelação que nos mostram nossa identidade e nos direcionam para realidades de cura interior que precisamos viver, e para a entrega a Jesus, que intercede por nós.

Assumamos, neste dia, a atitude de Felipe, que desejava apresentar Bartolomeu a Jesus; e também a atitude de Bartolomeu, que abriu seu coração e permitiu que a palavra de ciência de Jesus o alcançasse e moldasse sua identidade.

Que, neste dia, você também, em sua vocação, em sua capacidade de se entregar a Deus, em sua espiritualidade, abra-se às realidades sobrenaturais que nos moldam para sempre.

Sobre você desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: