ANO "B" - DIA: 22.08.2024
20 ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DA BEM AVENTURADA VIRGEM MARIA RAINHA
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26 o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim". 34 Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35 O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível". 38 Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"A graça de Maria: um dom de Deus e um modelo para nós"
“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.” (Lc 1,26-38)
Celebramos, hoje, a memória de Nossa Senhora Rainha. Usamos o termo “rainha” para recordar que Nossa Senhora, a Virgem Maria, participa do reinado de Cristo, da realeza de Cristo. Cristo, rei do universo, rei da nossa existência, rei da nossa vida. Maria nos antecipa as realidades celestes, pois foi elevada, assunta ao céu em corpo e alma. Ela prefigura, de certo modo, aquilo que todos nós seremos um dia.
O legado de Maria
Ouvimos no Evangelho como o coração de Nossa Senhora ficou agitado e ansioso pelas realidades celestes com a aparição do anjo. Ouvimos como ela se perturbou ao escutar a voz do anjo: Deus lhe fala por meio do Arcanjo São Gabriel: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Ela é repleta da graça de Deus. É agraciada. Deus a torna cheia de graça. Não se trata de uma graça que venha apenas dela mesma; ela não se faz cheia de graça, mas a recebe de Deus como um grande dom.
Peçamos a intercessão de Maria, neste dia, para que cada um de nós, como cristãos, como batizados, vivamos como participantes da realeza de Cristo. Cristo reina no universo; que a nossa dedicação a Ele demonstre que também participamos dessa realidade. Devemos reinar com Cristo, um reinado que se realiza na evangelização, no apostolado e no serviço desinteressado ao próximo, para que todos cresçam neste caminho de entrega total e de comunhão com Deus.
Sobre você, desça e permaneça a bênção de Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário