terça-feira, 6 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mc 9,2-10)

ANO "B" - DIA: 06.08.2027
18ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR 

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eis meu Filho muito amado, nele está meu bem-querer, escutai-o, todos vós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 2 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3 Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4 Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 5 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: "Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". 6 Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7 Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: "Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!" 8 E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 9 Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 10 Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si, o que queria dizer "ressuscitar dos mortos".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A transfiguração de Jesus: uma experiência sobrenatural com a luz"

“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte, sobre uma alta montanha, e transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar.” (Mc 9,2-10)

Irmãos e irmãs, estamos diante de uma experiência de teofania, como as grandes teofanias que foram experimentadas no Antigo Testamento. Aqui, podemos recordar Moisés e Elias, que também serão mencionados no texto do Evangelho de hoje. Moisés e a sarça ardente, e Elias, naquela experiência em que Deus se manifestou a ele, não no terremoto, não nos grandes furacões e ventos fortes, mas numa brisa leve. Ali Deus se manifestou a Elias.

A luz da transfiguração

Mas qual é a diferença dessa teofania de hoje? É que o próprio Jesus se apresenta e mostra a esses três discípulos em sua identidade divina. Então, no evento da transfiguração, Ele revela a sua identidade divina. No Evangelho que estamos meditando neste dia, São Marcos, utiliza realidades deste mundo para dizer como que aquela luz foi inalcançável. Claro, aqui ele diz que nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar uma roupa daquela maneira, tamanha a brancura da roupa e de Jesus naquele momento de transfiguração.

Esse momento de transfiguração, de manifestação de Deus, de teofanias, também podemos viver porque, constantemente, Jesus se manifesta a nós. Sabemos que Ele é Deus, mas em tantas situações, também tocamos na experiência do ressuscitado. Às vezes, em situações de enfermidade, outras em situações de sofrimento que ninguém entende. As pessoas de fora poderiam pensar que você está definhando, mas porque tem uma experiência viva e verdadeira com o Senhor, uma experiência de transfiguração, ainda em meio ao sofrimento, as pessoas verão luz em você.

Essa é a luz do ressuscitado, da presença de Cristo, que transfigura também a nossa existência, nossa vida, porque o evento da transfiguração é sobrenatural, que toca também a sua vida.

Que você seja tocado por este sobrenatural neste dia de celebração da transfiguração do Senhor.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edson Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: