quinta-feira, 1 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 13,47-53)

ANO "B" - DIA: 01.08.2024
17ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
MEMÓRIA DE SANTO AFONSO MATIA DE LIGÓRIO-BISPO E DOUTOR

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E ai, haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim". 52 Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas". 53 Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A parábola da rede: desvendando o mistério do Reino dos Céus"

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”.(Mt 13,47-53)

Irmãos e irmãs, hoje, a Igreja celebra Santo Afonso Maria de Ligório, que é fundador da Congregação dos Redentoristas e também patrono dos confessores e daqueles que são formados em teologia moral.

O texto que nos é proposto, neste dia, apresenta o Reino dos Céus através desta parábola, desta comparação. O Reino dos céus é como uma rede lançada ao mar que apanha peixes de todo tipo. Então, qual o cuidado que devemos ter a partir dessa parábola? Vimos que os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se, recolhem os peixes, depois separam os bons dos ruins. O que isso nos ensina? Que a realidade das coisas do céu exige dedicação da nossa parte. Dedicação em se colocar por inteiro naquilo que fazemos. Esses pescadores puxavam as redes, sentavam e ali observavam cada peixe.
Chamados a ser rede e ajudar uns aos outros

Nós também devemos viver assim no cuidado uns dos outros, porque o processo de salvação é comunitário. Ninguém se salva sozinho, então, ajudamos uns aos outros no caminho de salvação com a dedicação da nossa vida, da nossa oração e também do nosso ensinamento.

Uma das finalidades da nossa existência é ser auxílio para que nossos irmãos sejam alcançados pela salvação que vem de Deus. “Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se, recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.”

A grande pergunta para nós neste dia é: “Eu tenho me empenhado em ajudar o outro em seu caminho de salvação?”. Na parábola, Jesus diz que existe um caminho que leva à perdição e um caminho que leva à salvação. E é pelos caminhos da salvação que Ele nos direciona todos os dias. Que escolhamos sempre o caminho da salvação.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: