sábado, 3 de agosto de 2024

EVANGELHO DO DIA (Mt 14,1-12)

ANO "B" - DIA: 03.08.2024
17ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos céus há de ser deles!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.

1 Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2 Ele disse a seus servidores: "É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele". 3 De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4 Pois João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido tê-la como esposa". 5 Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6 Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7 que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8 Instigada pela mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". 9 O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10 E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11 Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A Verdade anunciada por João Batista ressoa até os dia de hoje"

“Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse aos seus servidores: “É João Batista que ressuscitou dos mortos, e por isso os poderes miraculosos atuam nele.” De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Felipe” (Mt 13,54-58).

Irmãos e irmãs, no Evangelho de hoje, vemos que Herodes tinha um problema de consciência por ter mandado matar João Batista e, agora que escuta sobre a presença de Jesus, seus pensamentos o incomodam. A verdade dita por João Batista sobre Herodíades continuou ressoando dentro dele, porque a verdade, irmãos e irmãs, não pode ser calada, nem mesmo quando somos martirizados por dizê-la.

A morte de um santo nunca cala a sua voz. Pelo contrário, a potencializa, aumenta o seu alcance. A morte de um santo aumenta o alcance de sua voz, que anuncia a palavra da verdade, que anuncia a palavra de Jesus.

A Verdade não se cala

Que, na nossa vida, não tenhamos medo de nos encontrar com Jesus Cristo, que é a Verdade que nos salva. Não tenhamos medo de anunciá-Lo no nosso dia a dia, no nosso cotidiano, não tenhamos medo de falar da palavra de verdade no nosso trabalho, em nossos estudos, de anunciar com a vida, de anunciar com a palavra, mas, sobretudo, anunciar com o testemunho, porque a palavra de Deus, que é a palavra de vida eterna, nos supera a todo momento, alcança e cumpre a sua finalidade no momento derradeiro.

Vejam que Herodes tinha esse problema de consciência porque a palavra de João Batista ressoava dentro dele. Que essa palavra, que essa mesma palavra que João Batista anunciou, que Jesus estava anunciando e que ele anuncia agora, alcance também o seu coração e todas as pessoas por quem você intercede, por quem você reza neste dia.

Sobre você, desça e permaneça a bênção de Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edson Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: