ANO "B" - DIA: 05.09.2024
22ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca". 5 Simão respondeu: "Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes". 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: "Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!" 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: "Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens". 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Submissão incondicional à Palavra de Deus"
“Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam” (Lc 5,4-6).
Meus irmãos e minhas irmãs, “em atenção à tua palavra”… Essa expressão usada por Pedro, traduzida dessa forma no português, está no original grego apenas como um prefixo epi, que quer dizer “sobre, em cima de algo”, algo aparentemente simples, mas que revela a relação do discípulo com seu Mestre, submissão incondicional à Sua Palavra.
Quando a ordem é lógica ou racional, até parece muito fácil obedecer à Palavra de Jesus. Mas como vocês acham que foi, por exemplo, para Pedro obedecer à ordem de um carpinteiro que de pesca não entendia nada? Obedecer a Sua palavra, obedecer a Sua ordem? Como é para você acolher uma palavra de Jesus que põe abaixo todos os seus planos, todos os seus projetos pessoais, uma palavra que desinstala, uma palavra que incomoda, que só como absurda, ilógica, sem noção? Quantas vezes a vontade de Deus se manifesta, em nossa vida, com coisas aparentemente absurdas!
Voltemos ao detalhe do prefixo epi, que, como eu disse, significa “sobre”. Jesus chamou Pedro – e chama a cada um de nós – a aprender, a caminhar apoiados na Sua Palavra, tendo-a por debaixo dos pés. Temos que aprender a lançar as redes quando Jesus nos pedir, a dar um passo na vocação quando Jesus nos pedir, a tomar uma decisão importante no nosso trabalho quando Jesus nos pedir, a romper como a situação quando Jesus pedir… Ou seja, a solicitação de Jesus é importante para a nossa caminhada.
Solicitação divina
Se não fizermos isso, as redes da nossa vida estarão sempre vazias, e nós seremos eternos frustrados e insatisfeitos. Se, do contrário, nós obedecermos à Palavra de Jesus, nós veremos tamanha quantidade das graças de Deus na nossa vida, que vão não apenas preencher a nossa vida, mas vão transbordar na vida dos outros, como aquela rede que ficou repleta de peixes.
Obedeçamos à Palavra de Deus e vamos colher as graças que Ele tem para nós.
Sobre todos os vós dessa ,a bênção do Deus Todo-Poderoso, o Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário