ANO "B" - DIA: 11.09.2024
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Meus discípulos, alegrai-vos, exultai de alegria, pois grande é a recompensa que nos céus tereis um dia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20 Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: "Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21 Bem-aventurados, vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22 Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! 23 Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24 Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25 Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26 Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Jesus tem um excelente oftalmologista"
“Naquele tempo, Jesus levantando os olhos para os seus discípulos, disse: ‘Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!’ (Lc 6,20)
Jesus ergueu os olhos, Jesus pode olhar bem para os Seus discípulos porque Ele tem um excelente oftalmologista com quem, inclusive, Ele faz consultas permanentes. Por diversas vezes, o Evangelho nos disse que Jesus, antes de realizar uma determinada ação, olhava para o céu, ou seja, contemplava o rosto do Pai. Jesus não tem uma visão turva, não tem catarata, não tem miopia nem astigmatismo.
Jesus contempla o rosto do Pai
Jesus é contemplativo do rosto do Pai, e essa contemplação Lhe rendeu a capacidade também de olhar para os Seus discípulos e para o povo que se aproximava d’Ele.
No Evangelho de hoje, quando olha para os Seus discípulos, Ele afirma: “Bem-aventurados, vós, os pobres. O termo “Ptoroi”, que aparece aqui, indica não uma pobreza financeira, mas uma total dependência de Deus. É assim que Jesus vê os Seus discípulos, totalmente dependentes de Deus, e é assim que Ele nos vê. “Ptoroi”, como eu disse, esse termo traduz um vocábulo hebraico chamado Anawin.
Anawin eram os pobres de Deus. Resumindo, aquele que depende exclusivamente de Deus em tudo, seja rico ou seja pobre materialmente. Aquele que se vê debaixo do olhar amoroso de Deus constantemente, em todas as circunstâncias. Não se sente abandonado no momento de dor ou de tribulação, não se sente desamparado no momento de aflição, não se acha melhor do que os outros quando as coisas vão bem, porque o sentimento de filiação que ele prova em seu coração lhe basta.
Por isso o Reino de Deus pertence a esses pobres, a esses dependentes de Deus, a esses que têm Deus como única riqueza, seu maior tesouro.
Hoje, o Senhor também quer colocar o Seu olhar sobre nós. Jesus ergue os Seus olhos e quer também contemplar em mim e em você esses capazes de depender totalmente de Deus. Vamos nos lançar nas mãos do Senhor, vamos nos colocar inteiramente nas mãos d’Ele. Nós somos dependentes d’Ele, e Jesus nos olha assim, com essa visão bem clara e bem limpa.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário