quinta-feira, 12 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 6,27-38)

ANO "B" - DIA: 12.09.2024
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Se nós nos amamos, irmãos, Deus vive unido conosco, e em nós seu amor fica pleno!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 "A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28 bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29 Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. 30 Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31 O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32 Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33 E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34 E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35 Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. 36 Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38 Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"A morte redentora de Jesus é para nós a explicação"

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ‘A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29 Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles” (Lc 6,27-31)

Renunciar àquele mecanismo de ação, reação. Quebrar uma cadeia de ódio, de maldição, de calúnia, agressão. Isso não é tarefa fácil dentro do cristianismo. Diria que é a parte mais exigente da experiência cristã. Porque deixar um pecado, deixar um erro moral e se converter é algo que, apesar de nos exigir uma renúncia, está facilmente ao alcance de todos nós. Basta ter um pouco de temor a Deus para corrigir algumas falhas e alguns erros. Ao menos quem ainda tem uma consciência em relação ao pecado, uma consciência sã. Mas, como eu dizia, quebrar esse mecanismo de ação e reação é um ato genuinamente da pessoa que aderiu por completo a Cristo.

O segredo é conseguir apagar a chama do mal que o outro acende diante de nós. Não existe mal nenhum que se extinga com outro mal. O mal se prolifera com o mal, e só é possível vencê-lo com o bem, com a força do bem.

Aliado de Deus

A morte redentora de Jesus é para nós a explicação para tudo isso. Olhemos para o contexto da morte de Jesus. Ali, foram crucificados o ódio, a maldição, a calúnia, a conspiração, as tramas, as reuniões secretas, os planos diabólicos, a compra de opiniões, a perseguição aos adeptos da justiça, as ofensas verbais e físicas que Jesus sofreu, a apropriação indevida dos bens do outro (levaram sua túnica). Ou seja, em Jesus e no mistério da Sua Paixão, Morte, estão condensados todos esses males.
E como é que Jesus reagiu? Por que, na cruz de Jesus, esse mecanismo de ação e reação foi cortado definitivamente. E é isso que Jesus tem para nos ensinar hoje. Vença o mal com o bem, porque, na cruz de Jesus, foram aniquiladas todas essas iniciativas de mal. Jesus venceu tudo isso dando completamente o contrário.

Alie-se com Deus, e você vai ver a vitória sobre todo e qualquer mal que possa estar perto de você.

Sobre todos os vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: