quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Círio de Nossa Senhora de Nazaré reune fiéis de todo Brasil, em Belém, para prestigiar a Rainha da Amazônia


Tem início nesta terça-feira, 8 de outubro, a programação da 232ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que reunirá fiéis de todo Brasil, em Belém (PA), para prestigiar a Rainha da Amazônia, exemplo de amor, fidelidade e pureza. O tema deste ano é: “Perseverar na oração com Maria, Mãe de Jesus”, em alusão ao Ano da Oração convocado pelo Papa Francisco como forma de preparação para o grande Jubileu da Igreja Católica, em 2025.

O Círio de Nazaré, celebrado há mais de dois séculos, é uma das mais antigas e expressivas manifestações do Brasil. A devoção a Nossa Senhora de Nazaré foi crescendo ao longo dos anos, transformando o Círio em um símbolo de fé, esperança e gratidão, atraindo milhões de fiéis de diversas partes do país e do mundo. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Círio não apenas celebra a fé, mas também fortalece laços comunitários, promovendo um sentido de pertencimento e identidade entre os participantes.

“Celebramos o grande evento da Igreja Católica na Arquidiocese de Belém, acolhendo todas as pessoas que se sentem atraídas pela presença Mariana na Igreja e querem entrar na escola de Maria, para viverem conosco esta estação especial da graça do Senhor, pois Deus lhe entregou a realização do seu desígnio de misericórdia.

Aqui estamos para rezar, cantar, louvar, agradecer, pedir perdão a Deus, chorar de emoção, entrar na Casa de Maria com a confiança de filhos, encontrando-nos como irmãos e irmãs, todos membros da família de Deus. E desejamos perseverar na Oração, com Maria, Mãe de Jesus”, salienta o arcebispo de Belém do Pará, dom Alberto Taveira Corrêa.

Programação

A abertura oficial do Círio acontece nesta terça-feira, 8 de outubro, com Missa Solene na Basílica Santuário de Nazaré às 18h, seguida por uma cerimônia na Praça Santuário às 19h. No dia 9 de outubro, a Capela Bom Pastor (Centro Social de Nazaré) se transforma em um espaço de espiritualidade e contemplação durante a vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento especial convida os fiéis a uma experiência de conexão profunda com Deus, através da oração e da reflexão, fortalecendo o espírito de devoção que permeia todo o Círio. É um momento de intercessão por todas as atividades e colaboradores envolvidos na festa.

Passando para o dia 10 de outubro, a Basílica Santuário é o grande ponto da apresentação do Manto, às 18h, um evento que marca a devoção dos fiéis à Nossa Senhora de Nazaré. O manto representa a proteção e cuidado da Mãe do povo paraense. Após a cerimônia, um show na Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré, intitulado “Maria Vem”, reúne Liah Soares e artistas convidados para celebrar a beleza e a cultura paraense.

Na sexta-feira, 11, será realizada a maior romaria do Círio em extensão geográfica, são 53km de percurso. Trata-se do Traslado para Ananindeua-Marituba, começando às 07h com Santa Missa presidida por dom Paulo Andrerolli, bispo auxiliar de Belém, na Basílica Santuário, seguindo até a Igreja Matriz de Ananindeua, Paróquia Santuário Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa. Na chegada haverá Santa Missa com o arcebispo de Diamantina (MG), dom Darci Niccioli.

A partir do dia 12 até o dia 27 de outubro, diversas romarias são realizadas, destacando a diversidade de expressões de fé. Desde a Romaria Rodoviária, que parte da Igreja Matriz de Ananindeua (BR-316 – Centro, Ananindeua) às 5h30, até a Romaria Fluvial no Trapiche de Icoaraci (R. Siqueira Mendes, 373 – Cruzeiro, Belém) às 9h, que ocorrerão no dia 12 de Outubro.

O início da tarde às 12h é marcado, com a descida da Imagem na Basílica-Santuário Nossa Senhora de Nazaré, um momento aguardado que marca o início das celebrações mais intensas.

Romaria da acessibilidade

A Romaria da Acessibilidade realiza sua segunda edição em 2024 no dia 26 de outubro. Este evento foi criado para garantir que todos os devotos, independentemente de suas limitações, possam participar das celebrações de forma inclusiva e digna, com um percurso de 1,45 km na Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Essa romaria reafirma o compromisso da comunidade em acolher e valorizar a participação de todos.

Dia do Círio de Nazaré

E finalmente chegando ao dia 13 de outubro, o Dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. É o ponto culminante da festividade, um momento de grande emoção que mobiliza milhares de devotos. A celebração inicia às 6h com a Missa do Círio presidida por dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, na Catedral Metropolitana de Belém do Pará, onde os fiéis se reúnem para renovar seus votos e expressar sua gratidão a Nossa Senhora de Nazaré. Este momento solene é marcado por orações e cânticos que ecoam na Catedral, reunindo uma multidão em um ato coletivo de devoção.

Logo após a missa, às 7h, inicia-se a romaria. Considerada uma das maiores do Brasil, a procissão parte da Catedral Metropolitana de Belém (Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA) e segue por um trajeto de 3,6 km até a Praça Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Milhares de fiéis, acompanham a imagem de Nossa Senhora, simbolizando a fé e a devoção da comunidade.

Ao longo do percurso, os devotos entoam cânticos, criando uma atmosfera de reverência e alegria. A cidade se enche de emoção, com grupos de peregrinos, famílias e amigos unidos em um só propósito: celebrar a presença de Nossa Senhora em suas vidas. A chegada à Praça Santuário culmina em Missa onde todos podem se reunir para dar graças e celebrar a fé que une a todos.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2024 chega ao seu encerramento no dia 27 de outubro, em uma emocionante Missa de Encerramento às 18h na Basílica Santuário de Nazaré, onde os fiéis se reúnem para agradecer pelas graças recebidas e pela proteção de Nossa Senhora ao longo da festividade.

Confira a programação completa (aqui).
Saiba como acompanhar

Fiéis de todo mundo podem acompanhar ao vivo toda a programação pelos meios de comunicação da arquidiocese de Belém: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e redes sociais.

Nenhum comentário: