sexta-feira, 11 de outubro de 2024

Dom Ricardo Hoepers recebe diploma como “Grande Porta-Voz do Paraná” dia 7, em Curitiba (PR)


Foi lançada na segunda-feira, 7 de outubro, a 14ª edição da coleção “Vozes do Paraná” que homenageia seu criador, o professor Aroldo Murá, falecido em 2023. A publicação apresenta, ainda, outros 10 perfis biográficos de paranaenses, entre estes o do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e o perfil da Casa dos Pobres São João Batista. O evento foi realizado no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, e reuniu cerca de 150 pessoas.

O livro trouxe um perfil de abertura homenageando o jornalista que criou, em 2008, a coleção de perfis biográficos, retratando quase 300 paranaenses ao longo de 13 edições. E também um perfil institucional em homenagem aos 70 anos da Casa dos Pobres São João Batista.

Durante o evento, foi entregue também o diploma Aroldo Murá aos novos grandes Porta-Vozes do Paraná, personalidades que já foram retratadas pelo livro em edições anteriores, cujo apoio é fundamental para a continuidade da obra em suas áreas de atuação.

Na obra, sobre dom Ricardo, está escrito um trecho:

“O memorável padre da paróquia Santo Agostinho, no Ahú, vem seguindo uma trajetória de destaque na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nomeado bispo da cidade de Rio Grande (RS), em 2016, especialista em bioética e doutor em teologia moral, dom Ricardo presidiu a Comissão para a Vida e a Família, na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em 2019. No Regional Sul 3 da CNBB, articulou o Observatório Regional de Bioética. Ricardo Hoepers presidiu a Comissão Especial de Bioética e, em 2023, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito secretário-geral. Pelo ofício exercido na Conferência Episcopal, o Papa Francisco nomeou, no ano passado, Dom Ricardo como bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília. Foi perfilado no volume 2 de Vozes do Paraná”.

Além de dom Ricardo, receberam o diploma Antonio Carlos Coelho, Cleto de Assis, Chloris Casagrande Justen, Eliseu Tisato, Fernando Velloso, Joatan Carvalho e Walter Schmidt.

“Vozes do Paraná”

Todos os personagens do livro foram escolhidos por Aroldo Murá ainda em 2022, logo após o lançamento da 13ª edição, quando o autor passava por tratamento de saúde. A edição é uma realização da Editora Bonijuris, capitaneada por Luiz Fernando de Queiroz, escrita por André Nunes, editada por Jubal Dohms com revisão de Mai Nascimento.

“Ao escrever a apresentação do volume 13 de Vozes do Paraná, em junho de 2022, lançado em setembro daquele ano, o professor Aroldo Murá – idealizador e timoneiro desse ambicioso projeto que perfilou 283 personalidades, homens e mulheres notáveis, singulares em suas contribuições ao nosso Estado – declarou que sentia a sensação de dever cumprido. Um dèja vù desta que se tornou sua obra-prima, e também seu último projeto como jornalista e memorialista”, conta o jornalista André Nunes.

Fotos: Rodrigo Félix Leal

O novo Vozes do Paraná traz os seguintes personagens:
– Aroldo Murá (in memoriam), jornalista, fundador do Instituto Ciência e Fé;
– Odone Fortes Martins (in memoriam), publisher do Diário Indústria & Comércio;
– Eduardo Sganzerla, jornalista e escritor;
– Helio Bampi, empresário, presidente da Radiante Engenharia Telecomunicações e vice-presidente da FIEP;
– Ivan Gradowski, ex-diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR);
– Malu Marques Dias, arquiteta e urbanista, professora aposentada da UFPR;
– Mateus Hermont, advogado e diretor jurídico da Doctoralia;
– Paula Moura, farmacêutica bioquímica, professora e farmacêutica da Vigilância Sanitária de Curitiba;
– Rayssa Sena, médica oncologista;
– Valeria Bechara, arquiteta e urbanista, fundadora do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados.

A obra é uma realização das editoras Bonijuris e Alma Mater, com apoio da FIEP e do Instituto Ciência e Fé de Curitiba. Parte da renda da venda do livro será revertida às obras do Instituto e à Casa dos Pobres São João Batista.
25 anos de sacerdórcio

Ainda em Curitiba, em uma celebração dia 7, dom Ricardo também comemorou seus 25 anos de sacerdócio com o bispo que o ordenou padre, o arcebispo emérito de Curitiba (PR), dom Pedro Fedalto. Participaram dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais (PR), o bispo auxiliar de Curitiba, dom dom Reginei José Modolo (dom Zico) e os formadores do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos.


Dia 8, pela manhã, encontrou-se com o irmão Emanuel dos Santos Maidana, OSB e o padre Maurício Maidana, irmão da irmã Luciani dos Santos Maidana, da Companhia Discípulas do Divino Pastor. Ela fará a sua profissão solene segundo a regra de São Bento e receberá a consagração monacal, no dia 11 de outubro, no mosteiro Beneditino de Ponta Grossa.


Por Willian Bonfim com informações de André Nunes


Nenhum comentário: