ANO "B" - DIA: 12.10.2024
27 ª SEMANA DO TEMPO COMUM (BRANCO)
SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
—Disse a mãe de Jesus aos serventes: “Fazei tudo o que Ele disser!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Vocação, um chamado à fidelidade"
“Houve um casamento em Caná, Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’. ‘Mulher, por que diz isso a mim? Minha hora ainda não chegou’. Sua mãe disse aos que estavam servindo: ‘Fazei o que ele vos disser'” (João 2,1-5).
Amados irmãos e irmãs, nesta solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, nós a temos como exemplo de humildade, de obediência e de serviço. Ela, que é a mulher da palavra, que encarnou em seu seio a palavra, é quem dá esta ordem: “Fazei tudo o que ele vos disser”.
Mas por que ela diz isso? Porque Nossa Senhora sabia e estava, aos poucos, sendo revelado a ela a identidade de seu Filho, Jesus.
Vocação provada e aprovada!
Jesus faz o seu primeiro milagre pela intercessão de Nossa Senhora. Vejam a importância para a nossa fé! Nossa Senhora intercede, e o Filho obedece. Mas não obedece no sentido pejorativo, pois Ele é Deus, mas também é Filho.
E sempre dizemos: “Pede para a Mãe, e o Filho obedece”.
Por isso, meus irmãos, para que possamos, na fé, realizar tudo aquilo que Jesus nos pedir, precisamos olhar para a vida de Nossa Senhora. Para cumprirmos, de fato, a vontade de Deus, precisamos ser fiéis a nossa vocação. Maria foi fiel a sua vocação de ser Mãe do filho de Deus.
Deus lhe deu total autoridade para educar o Filho, porque ela disse seu ‘sim’. Isso é tão lindo em Nossa Senhora, porque sua vocação, sendo provada, sendo burilada, sendo colocada diante de tantos desafios, a fez fiel ao chamado de Deus. E a exemplo dela, nós também temos que viver isso.
Por isso pensemos em sua intercessão, para que, em todas as realidades difíceis da nossa vida, da nossa existência, possamos também pedir ao nosso Senhor a intercessão de sua Mãe. E ela também poderá dizer mais uma vez: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Quantas realidades na nossa vida necessitam desta ordem de Nossa Senhora, para que tudo se realize!
Nossa Senhora sempre caminhará conosco, para juntos irmos para a vontade de Deus. Por isso, pedimos: Nossa Senhora, ajude-nos a continuar perseverantes e fiéis à nossa vocação.
Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!
E sobre nós desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário