quarta-feira, 16 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,42-46)

ANO "B" - DIA: 16.10.2024
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 42 "Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43 Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44 Aí de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber". 45 Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: "Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!" 46 Jesus respondeu: "Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Liberdade interior"

“Jesus respondeu: ‘Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo’.” (Lucas11,46)

O Evangelista Lucas, meus irmãos e minhas irmãs, coloca na boca de um doutor da Lei a observação: “Mestre, falando assim, também nos insultas a nós”.

A resposta de Jesus revela Sua tristeza pela realidade com que esses homens, conhecedores da lei, viviam: impondo fardos sobre as pessoas, mas sem vivê-los. Jesus, nesse Evangelho, quer salvaguardar a liberdade interior. Ele acusa os educadores da época, dizendo que não favorecem a liberdade e dificultam que as pessoas vivam uma experiência profunda com Deus. Eles impõem fardos pesados, enquanto a Palavra de Deus nos diz que Jesus veio para aliviar todo fardo.

Foi para a liberdade que Cristo nos libertou

Jesus veio para nos dar liberdade, para nos dar a graça de sermos livres. Afinal, a Palavra de Deus diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”. Ele quer formar nosso coração para a liberdade, que, no contexto cristão, é algo notável, pois é a única coisa que Deus não toca em nossa vida.

Deus pode ver Seu filho caminhando para a perdição, mas se essa pessoa não tiver o coração aberto para receber a graça d’Ele e não quiser se converter, ela não será salva. Por quê? Pelo mau uso de sua liberdade. E é o que os educadores da época, os mestres da lei, faziam com o povo de Deus: impunham fardos, colocando-os sob jugo, mas não viviam nada do que pregavam.

Jesus quer formar nossa consciência e nosso coração para que entendamos que os aspectos exteriores não são mais importantes que os interiores. Ele criou tanto o externo quanto o interno, para nos mostrar que a perfeição nas coisas exteriores alimenta a soberba do educador. Ele nos diz que o que é exterior não é o mais importante, pois pode nos levar à soberba, à arrogância, à vaidade, afastando-nos do que é essencial: nosso Senhor.

Por isso todo esforço para libertar o coração e torná-lo humilde só é possível quando acolhemos Jesus como Senhor e Salvador. Somente Ele pode nos libertar de todo e qualquer mal, de todo e qualquer jugo, de todo e qualquer fardo. Que o Senhor nos ajude a viver essa liberdade, para perseverarmos até a vida eterna.

Que Deus vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: