quinta-feira, 17 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,47-54)

ANO "B" - DIA: 17.10.2024
28 SEMANA DO TEMPO COMUM (VERMELHO)
MARTÍRIO DE SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse o Senhor: 47 "Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48 Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49 É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50 a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51 desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52 Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar". 53 Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54 Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"O essencial é a vida eterna"

“É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário” (Lucas11,49-50).

Hoje, comemoramos Santo Inácio de Antioquia. Aprendemos com ele a honrar nossa verdadeira identidade: filhos de Deus. Como filhos, devemos nos comportar como tais. Santo Inácio nos ensina que somos filhos de Deus e cidadãos do céu, e devemos viver como moradores dessa pátria.

Ele, que foi levado à cova dos leões para ser torturado pelas feras, portou-se como um grande homem de Deus, como um filho de Deus. Guardou sua fé, seu testemunho, perseverou na dor, no sofrimento, na perseguição. Muitos hoje temem viver assim. Por quê? Porque, ao viver e se portar como filho de Deus, é preciso renunciar, viver em total abnegação a Ele, é renunciar aos valores do mundo, àquilo que Ele nos propõe. Somente quem reconhece sua filiação a Deus e vive como filho pode dar esse testemunho verdadeiro e autêntico.
A vida de Deus em nós

Meus irmãos, como vocês se comportam diante de uma sociedade onde o poder, a soberba, o orgulho e o pecado reinam de forma profunda? Como eu me comporto?

Como Santo Inácio de Antioquia, que honrou sua fé, sua identidade de filho de Deus, como temos vivido isso?

A santidade de Inácio foi verdadeira e autêntica porque ele foi fiel à Palavra de Deus. Ele foi fiel ao que o Evangelho nos pede: “Quem quiser me seguir, tome sua cruz e me siga”.

Santo Inácio viveu essa verdade profundamente e foi coroado com a glória eterna. Ele foi trucidado pelos leões por se recusar a prestar culto aos deuses romanos, aos deuses pagãos. Nós também seremos levados a situações semelhantes. Qual será nossa resposta de fé diante de tudo isso?

Que Santo Inácio de Antioquia nos ajude a perseverar no amor de Deus e nessa fé que nos leva à vida eterna, ao que é essencial.

Que nosso Senhor vos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: