quinta-feira, 10 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 11,5-13)

ANO "B" - DIA: 10.10.2024
27ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 "Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer', 7 e se o outro responder lá de dentro: 'Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães'; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!"

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Insistir em pedir"

Louvado seja a Nossa Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

“Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis, procurai e encontrareis, batei e vos será aberto, pois quem pede recebe, quem procura encontra e para quem bate se abrirá” (Lucas11,9-10).

Amados irmãos e irmãs, após Jesus nos ensinar o Pai-Nosso, a oração que Ele mesmo rezava, Lucas agora nos apresenta ensinamentos sobre a atitude interior que devemos ter ao nos dirigir a Deus, nosso Pai e amigo. Para isso, ele nos conta duas parábolas.
Pedi e Recebereis

A primeira parábola é a do amigo importuno, que, no meio da noite, vai pedir pão ao seu amigo. Qual a mensagem principal? A insistência de quem sabe como tocar o coração, mais do que bater à porta de um amigo, a confiança de que obterá o que pede. Aqui, meus irmãos, reside a essência deste Evangelho: a insistência.

Vivemos em tempos em que nossa fé é constantemente desafiada. Em meio às tribulações, turbulências e mares agitados, perdemos a confiança, a fé e a insistência. Deus, porém, deseja que insistamos com Ele, como fez a viúva que se dirigiu ao juiz, insistindo até que ele dissesse: “Porque esta mulher insiste, farei justiça a ela”. O que essa história nos revela, meus irmãos? A perseverança. Precisamos ter, em nosso coração, essa atitude, para que nada do que o mundo nos oferece, propõe ou atinge abale nossa fé.

É preciso insistência para renunciar ao pecado, para amar, para rezar, para viver uma vida reta diante de Deus. A insistência é fundamental. Existe uma oração, não é? Após o penitente se confessar ao sacerdote, ele diz: “Prometo, com a vossa graça, me esforçar, ou seja, insistir para não mais pecar”.

E é isso, meus irmãos. Os verbos “pedir”, “obter”, “procurar”, “achar”, “bater” e “abrir” nos ensinam que a oração nunca é perda de tempo. A insistência nos leva a compreender que rezar nunca é perda de tempo.

O desafio é superar nossa preguiça, letargia e comodismo. Porque, meus irmãos, a oração sempre terá uma resposta positiva para aquele que sabe insistir mais do que precisa, a perseverança. Está lá no capítulo 18 do Evangelho de Lucas, no versículo primeiro: “Quem persevera até o fim, este será salvo”.

Insistência e perseverança andam juntas. Por isso, meus irmãos, precisamos viver assim. Cristo nos convida a sermos Seus amigos, pois o amigo é aquele que insiste, o amigo é aquele que tem total confiança e sabe que seu amigo atenderá ao seu pedido. Assim deve ser nossa relação com Deus: de amigos e de amigos insistentes, perseverantes. Por isso precisamos, meus irmãos, pedir o dom do Espírito Santo, o dom por excelência que jamais será negado a quem o pede.

Por isso pedimos, Senhor Jesus, derrama sobre nós esta graça para que possamos insistir sempre, insistir para podermos receber, porque todo aquele que pede, recebe; e todo aquele que procura, acha.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: