quarta-feira, 23 de outubro de 2024

EVANGELHO DO DIA (Lc 12, 39-48)

ANO "B" - DIA: 23.10.2024
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 39 "Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes". 41 Então Pedro disse: "Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?" 42 E o Senhor respondeu: "Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: 'Meu patrão está demorando', e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Deus vivendo em mim"

“Ficais certos, se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficais preparados, porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes. A quem muito foi dado será muito pedido, a quem muito foi confiado muito mais será exigido” (Lucas 12,40).

Amados irmãos e irmãs, hoje é memória de São João Paulo II, o grande Papa missionário, grande Papa da intimidade com Deus, um homem que fez da sua vida a vontade de Deus. Por isso, meus irmãos, Jesus agora também está nos alertando para o perigo de viver uma vida cômoda.

No Evangelho de ontem, o Senhor falava sobre a vigilância, e Ele continua neste Evangelho, mas, agora, o Senhor está alertando a mim e a você: cuidado para não viver uma vida cômoda, de qualquer jeito, não se preparando, não se planejando. É preciso estar atento a esse perigo, por isso Jesus faz o alerta, pois não levamos em consideração que não seremos avisados da hora em que devemos prestar contas a Ele.

Intimidade com Deus

Isso não nos é possível tocar. Por isso estejamos sempre preparados, porque, meus irmãos, a nossa preparação nos colocará na dimensão de viver uma vida em paz. Porque, se vivemos a oração, a intimidade com Deus, se buscamos os sacramentos, estamos alimentando nossa alma e diminuindo as ocasiões de pecado. E quando o Senhor vier, quando Ele aparecer, na Sua segunda vinda, Ele vai nos encontrar preparados. É isso que o Senhor está nos alertando, e é isso que o Senhor quer, que nos desviemos do perigo de viver uma vida acomodada.

Nós que somos irmãos, irmãs, cristãos praticantes, achamos que podemos viver tranquilos, e isso é uma armadilha do demônio para não vigiarmos. Preste atenção você que é cristão, você que comunga, vai à missa… Você pode pensar: eu estou tranquilo, estou em paz! Engano! O demônio quer que você não progrida, estacione, fique acomodado. Isso aqui já está bom demais. E aí nós vamos renunciando os sacrifícios, às penitências, e nós não vamos nos preparando.

Termino dizendo o seguinte: seremos tratados com mais severidade, pois conhecemos o Senhor e a Sua vontade.

Portanto, devemos ser fiéis e afastar de nossa vida toda e qualquer infidelidade.

Preste atenção: saia do comodismo e viva uma vida em Deus para fazer sempre a Sua vontade. Que o Senhor nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

 Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: