terça-feira, 22 de outubro de 2024

Reze com a oração de São Francisco para recuperar a paz

Diante de aflições, o santo lutou para não se deixar levar por sentimentos sombrios. Começou a refletir sobre pobreza e riqueza e se viu transtornado interiormente. São Francisco, então, procurou consolo e quietude na oração.
3 outubro 2024
FOTO: COMSHALOM

Em um certo dia, após dedicar horas aos seus prediletos: os leprosos, Francisco de Assis se encontrou perturbado por pensamentos tristes. Para além disso, começou a sofrer com aflições após alguns de seus amigos mendigos reclamarem sobre como estavam sendo tratados pelos que lhe davam alimento: “Mas o pior, Irmão Francisco, é que prefiro mais o sorriso que a comida e mais o carinho que a esmola. E a maioria das pessoas nos dá com repulsa, com desdém, de má vontade, esticando o braço e desviando o olhar“, reclamou Alberto.

Diante dessas aflições, o santo lutou para não se deixar levar por sentimentos sombrios. Começou a refletir sobre pobreza e riqueza e se viu transtornado interiormente. São Francisco, então, procurou consolo e quietude na oração. Ajoelhou-se, modo que mais preferia rezar, e proferiu as palavras abaixo.
Oração de São Francisco para recuperar a paz:

“Meu Deus, antes de tudo, põe a mão no coração do teu servo para que recupere a paz. Tira-me a espada da ira e cura a minha ferida. Sossega o meu coração e as minhas entranhas antes que teu servo pronuncie palavras graves. Nesta tarde de ouro, deposito em tuas mãos de misericórdia estas rosas vermelhas de amor. Não desprezarei os que desprezam. Não amaldiçoarei os que amaldiçoam. Não julgarei os que condenam. Não odiarei os que exploram. Amarei os que não amam. Não excluirei ninguém de meu coração. Deixa-me dizer agora uma palavra nova e aceita-a limpa e sem atenuantes. Meus preferidos serão os preteridos. Quanto mais marginalizados pela sociedade, mais promovidos serão em meu coração. Na medida em que forem menores os motivos para serem apreciados, tanto mais serão amados por mim. Amarei principalmente os não amáveis.
Deixa-me reservar o cantinho mais florido do meu coração para os leprosos, os mendigos, os salteadores de estradas e os pecadores. Assim terei o privilégio de seguir os passos de Jesus”, São Francisco de Assis.

Leia também:



Nenhum comentário: