São Marcelo foi um centurião romano que viveu durante o século III, também foi casado e pai de doze filhos.
A história proporciona pouca informação sobre sua vida e conversão, porém sabemos que no ano 298 foi martirizado por defender a fé em Jesus Cristo e em Deus como nosso único Deus verdadeiro.
Durante a celebração das festas que comemoravam o nascimento do Imperador Valério, São Marcelo fez uma confissão pública da fé cristã. Querendo testemunhar sua conversão, jogou no chão a espada de centurião e o ramo de videira que simbolizava o rango militar ao qual pertencia. Nesta ocasião recusou a oferecer sacrifícios aos deuses pagãos.
Esta manifestação explícita de adesão ao cristianismo custou a vida de São Marcelo, que foi sentenciado pelo prefeito pretório Aurélio Agricolano e levado ao martírio, sofrendo decapitação na cidade de Tânger em Marrocos.
Reflexão:
Nos inícios do cristianismo era comum escutar aos fiéis dizendo que o sangue dos mártires é semente de novos cristãos. São Marcelo nos oferece o testemunho desta certeza esperançadora. Peçamos a Deus que este exemplo de coragem fortaleça nossa fé e nos faça capazes de defender o que amamos, sem temer as consequências e seguros da alegria maior que é a amizade com Jesus que nos abraça com o Pai e o Espírito Santo.
Oração:
São Marcelo, fostes soldado dos homens e te converteste, por meio do martírio, em soldado para Cristo Jesus. Olhai por nós que enfrentamos tantas situações nas quais precisamos de coragem para seguir a Deus com firmeza, dando testemunho de sua onipotência e grandeza. Rogai por nós, para que também sejamos soldados do Rei de reis. Que assim seja, Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário