ANO "B" - DIA: 25.11.2024
34ª SEMANA DP TEMPO COMUM (VERDE)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2 Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3 Diante disto, ele disse: "Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4 Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Tudo o que tinha"
Olá, irmãos e irmãs. O texto que temos hoje é de Lucas, capítulo 21, versículos de 1 a 4.
“Em verdade vos digo que esta pobre viúva ofertou mais do que todos, pois todos eles depositaram como oferta feita a Deus aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo o que tinha para viver” (Lucas 21,3-4).
Irmãos e irmãs, hoje a liturgia nos apresenta esta palavra de Jesus sobre a viúva que oferece duas moedas no templo. Mas qual é o detalhe mais interessante de todos no texto de hoje? É que aquelas duas moedas eram tudo o que a viúva tinha para sobreviver.
Ela deu tudo
Duas moedas, era tudo o que aquela viúva tinha para sobreviver. Então, às vezes, você tem o seu salário, durante um mês, você pega aquele salário e oferece tudo.
Olha, olha que interessante, a viúva, que já tinha pouco, ofereceu tudo, tudo o que ela tinha para sobreviver. Ou seja, oferecer-se a Deus e contar com a Sua Providência para essa viúva era mais importante. Então, contar com a Providência de Deus também deve ser o mais importante em nossa vida. Devemos colocar a nossa confiança em Deus.
É um ensinamento, e nós podemos aprender muito com a atitude dessa viúva, a confiarmos na Providência Divina, que é mais importante do que todas as seguranças que esse mundo pode nos oferecer.
E aí nós devemos nos perguntar: Quais são as nossas seguranças?
Quais são as seguranças que este mundo nos oferece?
Qual é a segurança? É dinheiro? É fama? É poder?
Então, nós devemos responder isso a Deus no dia de hoje.
O próprio Cristo, em determinado momento, dirá que o filho do homem, por exemplo, não tem onde reclinar a cabeça.
Irmãos e irmãs, essa viúva, o que ela entendeu? Ela entendeu que é feliz, neste mundo, quem se põe sob os cuidados de Deus. Então, também nós queremos ser cuidados por Ele, e que Ele cuide de nós, que cuide da nossa vida.
A viúva demonstra que nada tira o amor que ela tinha por Deus, nem mesmo a pobreza, nem mesmo caminhar e viver apenas com duas moedas.
Então, naquilo que temos, seja pouco ou muito, que tenhamos sempre um coração capaz de se oferecer e contar com a providência de Deus, sobretudo caminhar neste mundo com gratidão. Que a gratidão reine em nosso coração, que a gratidão reine no seu coração.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário