Sacerdote e bispo. Protetor contra os males da garganta e dos animais. São Brás foi um homem de fé, valoroso médico que não só curava as pessoas de suas doenças, mas também dos males da alma.
No dia 3 de fevereiro, as igrejas realizam a tradicional ‘bênção da garganta’, cruzando duas velas sobre a garganta do fiel rezando: “por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, defenda-te Deus contra os males da garganta e contra qualquer outro mal, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Também conhecida como bênção de São Brás, a bênção da garganta é procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo.
O prodígio é atribuído ao santo quando foi levado preso, para depois ser torturado, é dos mais conhecidos pelas pessoas. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.
São Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos. Por ordens do imperador Licínio, em 316 foi capturado e morto dando testemunhando de fé.
Oração a São Brás
Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores de Deus.
Amém!
São Brás, rogai por nós.
Fonte: comshalom.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário