Projeto da Edições CNBB em parceria com a arquidiocese de Campinas vai oferecer mais um instrumento para motivar a acolhida das melodias presentes na tradução brasileira da 3ª edição típica do Missal Romano
Após oferecer as melodias nas plataformas de áudio e a formação sobre os cantos dos ministros e da assembleia, presentes no Missal, a Edições CNBB vai oferecer um novo instrumento para as comunidades. Nesta semana, foi gravada a Missa cantada na arquidiocese de Campinas (SP) com a presença do bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers.
As melodias que acompanham o texto estão de acordo com as partituras presentes na tradução brasileira da 3ª edição típica do Missal Romano. A iniciativa de ter presente as partituras e oferecer as melodias, segundo dom Ricardo, tem o propósito de “enriquecer ainda mais a liturgia, a beleza da liturgia cantada”.
“Para isso, nós entendemos que seria necessária uma motivação para que os padres, as comunidades pudessem conhecer e se motivar a também utilizar essas melodias. É um instrumento que deixa a liturgia mais preparada, mais bela, enriquece o momento de oração”, destacou o bispo.
A gravação
A proposta da editora, por meio de seu diretor-geral, monsenhor Jamil Alves Souza, foi a gravação da missa completa. Foi escolhida uma das missas da Bem-Aventurada Virgem Maria.
A gravação foi realizada em parceria com a arquidiocese de Campinas, através da PUC Campinas, que proporcionou a estrutura de gravação, e com apoio do Mosteiro São Bento de Vinhedo, que ofereceu a capela como local de gravação. No local, está o órgão de tubo considerado um dos mais bonitos do Brasil, construído pelo mestre organeiro alemão Georg Jann e formado por 904 tubos feitos a partir de metal e madeira.
O Coro da Arquidiocese de Campinas e o Coro Dom Bruno Gamberini auxiliaram na gravação, sendo responsáveis pela parte do coral litúrgico e da assembleia, respectivamente. O responsável pela regência foi o doutor em música Clayton Dias, que fez a gravação das melodias presentes no Missal, as quais estão disponíveis nas plataformas digitais.
Dom Ricardo Hoepers destaca a possibilidade que o material dará para que músicos, padres e membros da Pastoral Litúrgica vejam como funciona a Missa Cantada com a assembleia respondendo, o padre rezando, no conjunto, e vejam, assim, “a beleza do conjunto da Missa cantada”.
“Foi uma primeira experiência, pode ser que depois dessa sejam gravadas outras missas, para que as pessoas ver a importância e até para mostrar que não é algo extraordinário, que não é algo difícil, que não é algo que é inacessível, ao contrário, estão ali, basta a disposição de se preparar bem e poder utilizar esse instrumento que está no Missal”, motivou dom Ricardo.
Acompanharam dom Ricardo na gravação o diretor-geral da Edições CNBB, monsenhor Jamil; o subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Leandro Megeto; e o assessor do Setor Pastoral Litúrgica da Comissão para a Liturgia da CNBB, frei Luís Felipe Marques.
Por Luiz Lopes Jr
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário