terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Dom João Justino motiva estudo com videoaulas sobre os Cadernos do Concílio produzidas pelo Regional Sul 2


“Oxalá, todos os catequistas do Brasil pudessem assistir a essas videoaulas, que são uma visão panorâmica com profundidade das quatro constituições conciliares”. Assim o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva, avaliou a iniciativa do Regional Sul 2 em gravar videoaulas sobre a coleção Cadernos do Concílio, da Edições CNBB.

O projeto foi concluído com 76 aulas gravadas sobre os 34 subsídios da coleção preparada em vista do Jubileu 2025. O intuito, motivado pelo Papa Francisco, foi redescobrir as quatro sessões do Concílio Vaticano II, em vista da preparação para o Ano Jubilar com o tema “Peregrinos da Esperança”.

A série abordou os documentos mais significativos do Concílio: Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes, apresentando-os de forma didática e acessível, por meio de videoaulas ministradas por bispos, padres, religiosos e leigos, de várias dioceses do Brasil. De forma dinâmica, cada subsídio foi apresentado em dois ou três vídeos, que aprofundam a reflexão e o entendimento sobre os textos conciliares.

“Esse material vai possibilitar que nossas comunidades possam ter acesso a esse leque de temas que estão presentes nas quatro grandes constituições do Concílio Vaticano II”, disse dom João Justino.


O primeiro vice-presidente da Conferência dos Bispos também destacou a importância de o material ser utilizado nos seminários.

“Que essa síntese, apresentada por professores, por religiosos, religiosas, agentes de pastoral, padres, bispos, enfim, por tantos que colaboraram na produção desses vídeos, seja uma experiência muito frutuosa para bem vivermos o Ano Jubilar de 2025”, disse.

O material contou com interpretação em libras e a duração de cada vídeo foi de aproximadamente 12 minutos. Segundo os dados analíticos da plataforma Youtube, a playlist teve um alcance de 41,6 mil visualizações e 438,8 horas assistidas.

O Regional Sul 2 da CNBB destacou que o material alcançou uma ampla adesão em diversas dioceses do Brasil, envolvendo paróquias, movimentos eclesiais, casas religiosas e lideranças leigas. “O formato virtual e gratuito possibilita que o conteúdo chegue até comunidades mais distantes, reforçando o compromisso da Igreja em utilizar os meios digitais para evangelizar”, segundo o regional.

Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2, destacou o impacto positivo da iniciativa: “Este projeto foi uma forma de aproximar as pessoas dos ensinamentos do Concílio Vaticano II, que continuam sendo uma bússola para a Igreja no mundo de hoje. Ele nos prepara para viver o Jubileu de 2025 com mais profundidade e consciência de nossa missão como Igreja”.


Confira a playlist:
Por Luiz Lopes Jr com informações de Karina de Carvalho Nadal – CNBB Sul


Nenhum comentário: