ANO "C" - DIA: 17.12.2024
3ª SEMANA DO ADVENTO (ROXO)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina com doçura e com vigor: oh, vem nos ensinar o caminho da prudência!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2 Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3 Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4 Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5 Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9 Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15 Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17 Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Vergonha da história familiar"
“Livro da origem de Jesus Cristo, Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze” (Mateus1,1-17)
Vergonha da nossa história
Meus irmãos e minhas irmãs, eu li apenas um trecho do Evangelho de hoje, porque é aquele famoso texto da genealogia de Jesus, aquela lista de nomes que nós vemos até chegar em Jesus.
A árvore genealógica de Jesus é apresentada para nós, três grupos de 14 gerações cada um, uma lista de nomes, mas que esconde rostos, histórias de vida que, de alguma forma, conduziram até a chegada de Jesus. Esse é o ponto.
Eu penso que essa certidão de nomes queira nos dizer que Jesus não veio do nada. Ele não caiu de paraquedas na história da humanidade nem chegou do nada, sem pedir licença.
O Filho de Deus respeita as sucessivas gerações de homens e mulheres cheios de misérias, cheios de falhas e pecados. Se nós vamos ver aqui, entre esses nomes que foram lidos, têm situações muito difíceis.
Tudo isso para nos lembrar que Ele veio em nossa carne mortal pecadora justamente para nos redimir. Ele não teve vergonha de nós, de nossas faltas, dos pecados geracionais que trazemos nas nossas costas.
Muitas vezes, nós temos vergonha da nossa história, vergonha da nossa história familiar, mas Jesus não teve vergonha disso, tanto que o autor sagrado faz questão de elencar nomes com histórias muito dramáticas.
O Messias esperado não chega como aquele presentinho de Papai Noel para aqueles que se comportaram bem ao longo do ano. Pelo contrário, o Messias chega para todos, a todas as raças, línguas e nações. O Messias chega para Herodes, para os pastores, para os reis magos, para José, para Maria.
Importa deixar-se envolver por Ele. Importa abrir as portas da nossa casa, das nossas famílias, para que Cristo entre com a sua luz maravilhosa.
Uma boa oportunidade, hoje, para que você apresente a Jesus os nomes dos membros da sua família. Traga todos a presença de Jesus, sem exceção. Até mesmo aqueles que você já deixou de fora do seu coração, já descartou da sua vida, traga-os, é hora de nomeá-los diante de Jesus, para que todos recebam a força da salvação que vem do Cristo, para que as nossas gerações sejam abençoadas pela presença do Messias, do nosso Salvador.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém!
Padre Donizete Heleno Ferreira
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário