quinta-feira, 13 de março de 2025

EVANGELHO DO DIA (Mt 7,7-12)

ANO "C" - DIA: 13.03.2025
1ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)

— Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
— Criai em mim um coração que seja puro,dai-me de novo a alegria de ser salvo!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9 Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Providência: Governo de Deus"

“Quem de vós dá ao filho uma pedra quando ele pede um pão? Ou lhe dá uma cobra quando ele pede um peixe? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem. Tudo quanto quereis que os outros os façam, fazei também a eles” (Mateus 7,7-12).

A Providência Divina em nossas vidas

Deus, irmãos e irmãs, é um Pai providente, e a Providência Divina é maravilhosa! Ela não nos priva do que é próprio da nossa humanidade limitada, mas nos sustenta, sustenta a nossa existência. Não falamos apenas de realidades materiais, pois a Providência Divina cuida de todas as coisas, até mesmo das realidades espirituais. Então, peçamos que a Providência nos conduza neste tempo de Quaresma que estamos vivendo, conduza-nos na vivência dos propósitos que fazemos, na experiência do jejum, na experiência da oração, na experiência da esmola. Que estejamos inteiramente dispostos, constantemente, a fazer a vontade de Deus e sermos direcionados por Sua Providência.
A regra de ouro

Fazer aos outros o que queremos que nos façam

A regra de ouro que devemos guardar para nós, a regra de ouro da nossa vida é: tudo quanto quereis que os outros os façam, fazei-o também a eles. Quantas vezes exigimos respeito das pessoas, mas não as respeitamos? Quantas vezes exigimos, queremos que ninguém fale mal de nós, mas quantas vezes falamos mal dos outros e não percebemos? E a pessoa tem isso como um mau hábito, um vício. Constantemente, você fala: “você exige para você, mas não faz aquilo que exige”.

A prática da regra de ouro

Que o Senhor abra os nossos ouvidos, os nossos olhos, o nosso coração, neste dia, para essa regra de ouro. Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei-o também, voz a eles.

Se quer receber o bem, se quer ser bem tratado, trate bem as pessoas também. Se você quer ser tratado com educação, trate as pessoas com educação também. Se você quer ser visto, percebido, então perceba também as pessoas que estão aí, do seu lado, as pessoas que trabalham com você e para as quais você nem olha.
Olhando para o próximo

Superando a timidez

Às vezes, é tratado como metido, não fala com ninguém. Eu sei que talvez você tenha alguma timidez, algumas dificuldades, mas sempre podemos melhorar um pouquinho com a ajuda de Deus, com a ajuda de nosso Senhor. Então, se quisermos que os outros nos vejam e nos tratem bem, também nós devemos primeiramente fazer isso.

Uma meta para o dia a dia

Coloquemos isso como uma meta para o dia de hoje, e que o Senhor nos conduza e nos direcione.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Edison Oliveira
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: