sexta-feira, 25 de abril de 2025

EVANGELHO DO DIA (Jo 21,1-14)

ANO "C" - DIA: 25.04.2025
SEXTA FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA (BRANCO)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2 Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. 3 Simão Pedro disse a eles: "Eu vou pescar". Eles disseram: "Também vamos contigo". Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4 Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5 Então Jesus disse: "Moços, tendes alguma coisa para comer?" Responderam: "Não". 6 Jesus disse-lhes: "Lançai a rede à direita da barca, e achareis". Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7 Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor!" Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8 Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9 Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10 Jesus disse-lhes: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes". 11 Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12 Jesus disse-lhes: "Vinde comer". Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14 Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Cena emblemática"

“Jesus lhe disse: ‘Vinde comer’. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles, e fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos” (João 21,1-14)
Encontro com o ressuscitado

Queridos irmãos e irmãs, nesse sexto dia da Páscoa, o Evangelho de João nos leva a uma cena emblemática e cheia de significado. A aparição de Jesus aos discípulos à beira do mar de Tiberíades.

Nesse momento, os discípulos estão voltando para suas atividades cotidianas. Após a ressurreição de Jesus e ao longo da história, aprendemos que esse encontro com o ressuscitado será um momento de renovação e novas vocações.

Por que, meus irmãos? Porque a ressurreição precisa provocar justamente pessoas que mudem de vida, que têm o seu coração transformado, que têm o seu coração renovado pela graça de Deus.

E o interessante deste Evangelho é o seguinte: o retorno aos velhos hábitos. Aqui Jesus pede para eles: “vinde comer.” Eles estavam pescando novamente, eles estavam novamente naquilo que faziam quando Jesus os chamou, pescadores. Estavam nos barcos, estavam com as suas redes, estavam pescando novamente. E isso significa para nós o quê?

O retorno aos velhos hábitos, a busca sem sucesso. Por isso Jesus diz aqui para eles, e os discípulos não se atreviam a perguntar: Quem era ele? pois sabiam que era o Senhor. Mas por causa de ter retornado aos velhos hábitos, Jesus agora pede para eles renovação.

Não serão mais pescadores de peixes, mas pescadores de homens.

O Evangelho nos fala da obediência que gera fruto, ou seja, os discípulos, que estavam novamente nas suas atividades cotidianas, obedecem a Jesus, o qual lhes pede que sejam pescadores de homens, pescadores de levar as pessoas a uma vida nova.

E o reconhecimento de Jesus através dos discípulos é o olhar que transforma. Eles sabiam que era Jesus, por isso abandonam novamente os velhos hábitos, porque, agora, acreditam que o Senhor ressuscitou, e eles têm a missão de salvar almas e levá-las para perto de Deus.

Que o Senhor também nos dê essa graça de sermos pescadores de homens e levar a estes a graça da ressurreição.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova

Nenhum comentário: