segunda-feira, 28 de abril de 2025

EVANGELHO DO DIA (Jo 3,1-8)

ANO "C" - DIA: 28.04.2025
2ª SEMANA DA PÁSCOA (BRANCO)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

1 Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2 que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: "Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele". 3 Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus". 4 Nicodemos disse: "Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?" 5 Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus". 6 Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7 Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8 O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS:
"Renascer espiritual"

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3,1-8).
Diálogo profundo

Queridos irmãos e irmãs, após as oitavas da Páscoa, o Evangelho de João nos oferece um diálogo profundo de Jesus e Nicodemos, um dos líderes religiosos dos judeus.

Este encontro revela a importância do renascimento espiritual, essencial para nossa vivência plena da ressurreição de Cristo.

Ao longo desse trecho, meus irmãos, Jesus fala sobre a necessidade de nascer de novo para entrar no reino de Deus. Um conceito que nos desafia a olhar para nossa vida de fé com novos olhos, ou seja, o diálogo de Jesus com Nicodemos é a busca de uma compreensão espiritual, não é algo natural, mas sobrenatural.

Nicodemos, um fariseu e membro do sinédrio, aproxima-se de Jesus, provavelmente, buscando entender a profundidade do Seu ensino. Ele começa a compreender, ele começa a questionar, ele começa a ficar inquieto no seu interior. No entanto, meus irmãos, com este reconhecimento, Nicodemos ainda não compreende completamente o que Jesus lhe quer revelar. Ele está preso a uma visão materialista e limitada da religião, procurando uma explicação lógica para o que Jesus faz.

Jesus, então, o desafia a compreender a fé num nível mais profundo e mais espiritual.

A necessidade de nascer de novo é a necessidade de um renascimento espiritual. É o mistério do Espírito, o renascimento do Espírito. Por isso, meu irmão, minha irmã, o Evangelho também vai nos falar: Se alguém não nasce da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino dos Céus, ou seja, é pelo Espírito Santo que nós nascemos para uma vida nova.

Por isso, meus irmãos, para esse renascimento para essa vida espiritual é necessário que sejamos cheios do Espírito Santo e que o próprio Senhor, agora, neste momento, dê-nos a mesma graça que deu a Nicodemos, de sermos cheios do Espírito Santo.

Que Deus nos ajude, que Deus nos ilumine e nos capacite a procurarmos uma vivência espiritual pelo poder do Espírito Santo.

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova


Nenhum comentário: