ANO "C" - DIA: 07.04.2025
5ª SEMANA DA QUARESMA (ROXO)
— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!
— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12 disse Jesus aos fariseus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". 13 Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo". 14 Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. 15 Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, 16 e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. 17 Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18 Ora, eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim". 19 Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai". 20 Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIOS:
"Luz do mundo"
“Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida'” (João 8,12-20).
Jesus, a Luz do Mundo
Amados irmãos e irmãs, estamos nos aproximando do Domingo de Ramos e, posteriormente, já entrando na Semana Maior, a Semana Santa.
Iluminando as trevas
É muito interessante compreendermos que Jesus diz aos fariseus que Ele é a luz do mundo, e quem segue Jesus não andará nas trevas. Isso é uma alusão já à ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, porque quando Ele for ressuscitado por Deus, Ele vai nos tirar das trevas.
Saindo das Trevas
Só ele, pela Sua Paixão, Morte e Ressurreição pode nos dar e nos garantir que sairemos deste mundo tenebroso, deste mundo de trevas, de escuridão. Mas nós sabemos que escuridão, trevas, tudo isso está ligado ao pecado de forma teológica. Por isso Jesus vai usando o símbolo da luz, que vai iluminando as trevas, ou seja, que vai nos tirando do pecado.
Meus irmãos, é necessário dizermos, hoje, basta ao pecado e começarmos a seguir nosso Senhor. Só sairemos das trevas se estivermos intimamente ligados ao Senhor. Cristo é luz, e Ele não veio para nos acusar, mas para nos salvar. Olha que interessante, meus irmãos! Essa luz é justamente isso, a salvação de Deus para a humanidade.
A Luz que Transforma
A oração eucarística da reconciliação diz o seguinte: Quando estávamos perdidos e incapazes de o encontrar, ele nos salvou através de seu filho Jesus Cristo. Ou seja, nós só sairemos das trevas se aceitarmos a salvação que Jesus veio nos trazer. Isso é interessante, meu irmão, isso é interessante, minha irmã. Percebe-se uma pessoa que segue Jesus e uma pessoa que não segue Jesus. Há uma grande diferença. Porque em nós habitará esta luz, e quem não a segue, continuará na escuridão, nas trevas.
Por isso, meus irmãos, todo esse texto nos leva, justamente, a buscar Jesus como luz, a iluminar aquilo que não agrada a Deus em nosso coração. O que está no seu coração e que não está agradando a Deus?
Peça ao Senhor que ilumine todas essas realidades que você possa estar vivendo e comece a segui-Lo, porque, vivendo assim, nós viveremos na luz e na vontade de Deus.
Que o Senhor nos ajude a experimentar essa luz que ilumina as trevas do nosso coração e nos coloca em comunhão com Ele.
Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Padre Ricardo Rodolfo
Sacerdote da C. Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário